Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 12

Anaque

“Os filhos de Anaque, descendentes dos gigantes” (Números 13:33).

“Anaque” significa ornamento. Aos olhos do Senhor, esses gigantes eram apenas ornamentos. Um ornamento é simplesmente um objeto para mostrar ou exibir, mas não possui poder ou qualidade duradoura em si mesmo. Se você tiver alguns enfeites em um estante e passar a mão neles, esses enfeites não terão poder sobre sua mão. Não, eles caem no chão e se quebram. O Senhor não disse que estenderia Sua mão, iria adiante e expulsaria seus inimigos de diante deles? Seriam esses gigantes capazes de resistir a tal poder? Claro que não! Eles eram simplesmente ornamentos aos olhos do Senhor, que havia prometido esmagá-los com Sua mão forte.

De outra passagem, aprendemos que havia “três filhos de Anaque” (Josué 15:14). O apóstolo João nos diz: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16). Satanás usa essas três coisas de maneiras diferentes e em diferentes momentos de nossa vida para nos impedir de tomar posse, em nossas almas, de nossa herança, e nos roubar o gozo de tudo o que é nosso em Cristo:

• A concupiscência da carne… muitas vezes na juventude.

• A concupiscência olhos… muitas vezes na meia-idade.

• A soberba da vida… muitas vezes na “terceira idade”.

Todos as três podem nos afetar a qualquer momento.

Sem dúvida, esses três gigantes e seu grupo eram um trio feroz e terrível, mas somos governados pela fé ou pelo medo? Para a fé, não houve hesitação por parte de Calebe, para exortar seus irmãos a subir imediatamente, contando com o Senhor para lutar por eles e conquistar em seu nome. J. G. Deck escreveu:

“Os mais poderosos inimigos são os mais fracos
Mas tremendo diante do nosso grande Líder eles fogem;
O Senhor é nossa bandeira, a batalha é Dele,
O mais fraco dos santos é mais do que um conquistador”