A EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS – O Mistério – O Propósito de Deus Para os Séculos em Cristo e a Igreja

 

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Introdução

Para um crente ser estabelecido na revelação completa da verdade Cristã, ele necessitará de entendimento do que foi dado à Igreja no duplo ministério de Paulo. Em Romanos 16:25, Paulo fala destas duas coisas como sendo “o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo” e a “revelação do mistério”. O seu “evangelho e a pregação” é desvendado na epístola aos Romanos, e a “revelação do mistério” é desvendada em Efésios e Colossenses. O evangelho anuncia o que Deus tem para a bênção do homem, mas o Mistério revela o que há para o gozo de Deus em relação a Seu Filho.

O Mistério

“O mistério” é um segredo que Deus manteve escondido em Si mesmo “desde os séculos”, mas agora o fez conhecido pelas revelações especiais dadas ao apóstolo Paulo (Ef 3:4-5, 9; Cl 1:26; Rm 16:25). Revela o grande propósito de Deus em glorificar Seu Filho em duas esferas – no céu e na Terra, no mundo vindouro (o Milênio), pelo vaso de testemunho especialmente formado, a Igreja, que é a noiva e o corpo (místico) de Cristo.

O Mistério não é Cristo na Sua santa e gloriosa Pessoa, nem é Sua vida em perfeição como Ele caminhou neste mundo, nem é a Sua morte e ressurreição ou Sua vinda novamente (Sua Aparição) para reinar sobre este mundo. Estas coisas foram todas mencionadas no Velho Testamento e conhecidas por aqueles que estavam familiarizados com aquelas Escrituras. O Velho Testamento prenuncia um Messias judeu reinando sobre a Terra, com Israel e as nações gentias regozijando submissas a Ele. Além disso, o Mistério revela algo mais; quando Cristo reinar, Ele terá um complemento ao Seu lado – a Igreja, Seu corpo e Sua noiva. Deus usará esse vaso especial para realçar a glória de Cristo no dia vindouro de manifestação. Além disso, o Mistério revela que Cristo não somente reinará sobre a Terra, mas o universo inteiro estará sob a administração d’Ele e Sua noiva. Paulo disse aos anciãos de Éfeso, “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” (At 20:27). Portanto, aqueles a quem ele estava escrevendo devem ter tido alguma introdução a essas coisas maravilhosas.

O Desenvolvimento da Verdade nas Epístolas

Com frequência se fala que a verdade mais exaltada em toda a Bíblia é encontrada na epístola aos Efésios. Há uma nítida progressão da verdade em conexão com nossa identificação com Cristo nas epístolas de Paulo. A saber:

A epístola aos Efésios não apresenta Cristo como “crucificado”“morto”, ou “sepultado”, como em Gálatas, Romanos e Colossenses. Ela começa desenvolvendo a verdade, a respeito de nossa identificação com Ele, do outro lado da morte, como “vivificado”“ressuscitado”, e “assentado” n’Ele, nos lugares celestiais (Ef 2:6). 

A epístola enxerga o crente no terreno mais alto – com Cristo – e desvenda a mais vasta extensão de bênçãos que temos n’Ele.

Duas Visões Diferentes do Homem na Carne nas Epístolas de Paulo

A condição caída do homem é vista de duas maneiras diferentes nas epístolas de Paulo:

  • Em Efésios e Colossenses, o homem é visto como morto em seus pecados (Ef 2:1-3; Cl 2:13).
  • Em Romanos e Gálatas, o homem é visto como vivo em seus pecados (Rm 1:32; Gl 1:4).

Além disso, em Romanos, o próprio Cristo é visto como vivo na Terra, nascido da descendência de Davi segundo a carne, e declarado Filho de Deus (Rm 1:3-4). Enquanto que em Efésios e Colossenses, Cristo é visto como morto, e o poder de Deus tendo sido manifestado n’Ele, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O assentar à direita de Deus (Ef 1:19-21 –TB; Cl 1:18, 2:12).

O remédio para a dupla condição caída do homem é encontrado em Cristo de duas maneiras – em Sua morte e em Sua ressurreição. Em Romanos o homem é visto como vivendo na Terra como um pecador culpado diante de Deus. Ele está tão afetado pela desordem de seus pecados, e sob o domínio de sua natureza pecaminosa, que não tem poder para deter o curso pecaminoso de sua vida. A maneira de Deus libertá-lo de sua condição lastimável é colocá-lo na morte. Esta é a linha da verdade desenvolvida em Romanos. A morte de Cristo é introduzida (e nossa identificação com ela) como o remédio para essa condição. Cristo morreu e derramou Seu sangue (Rm 3:25, 4:25, 5:6-8) para tirar os pecados do crente, e também para judicialmente pôr fim ao pecador diante de Deus, e assim quebrar sua ligação com essa condição em que ele vive (Rm 6:1-11; Gl 2:20). Mas em Efésios, o homem é visto como morto em delitos e pecados (Ef 2:1), e o remédio para ele é encontrado no poder de Deus, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, e que age para vivificá-lo juntamente com Cristo (Ef 2:5). Assim, ele é liberto do estado de morte espiritual no qual ele estava preso.

As Duas Partes da Epístola

Enquanto a verdade que Paulo apresenta nesta epístola é muito elevada, Deus pretende que ela seja extremamente prática. Há duas grandes divisões na epístola: capítulos 1-3 que são doutrinais, e capítulos 4-6 que são práticos. Uma vez que cada doutrina Cristã tem uma aplicação moral e prática na vida dos crentes, as exortações dadas nos últimos três capítulos estão baseadas nas doutrinas estabelecidas nos primeiros três capítulos.