
“… o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado… ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente [de bronze], e põe-na sobre uma haste… e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” (Números 21:7-9).
Por fim, o povo percebeu que havia pecado ao reclamar da boa comida e ao falar contra o Senhor e contra Moisés. Pediram a Moisés que orasse ao Senhor para que Ele tirasse aquelas serpentes horríveis. Talvez alguns de nós também estejamos orando dessa forma, pedindo ao Senhor que tire o vírus da Covid. Mas vemos que Moisés não orou dessa maneira; o texto simplesmente diz que ele “orou pelo povo”. Moisés percebeu que havia um problema mais profundo e, por isso, orou pelo povo.
Quando Moisés orou, o Senhor não removeu as serpentes. Elas ainda estavam lá, e continuavam mordendo as pessoas. Elas precisavam ser lembradas da seriedade do que haviam feito ao falar contra o Senhor e contra Moisés. Mas o Senhor fez algo mais, e você provavelmente conhece bem a história. O Senhor disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la em uma haste. Sempre que alguém fosse mordido por uma serpente, bastava olhar para a serpente na haste e viveria.
Você e eu poderíamos ter pensado que olhar para uma serpente de bronze seria a última coisa que as pessoas gostariam de fazer se tivessem sido mordidas por uma serpente. Elas odiariam vê-la! No entanto, essa era a única maneira de serem curadas. Tudo isso nos traz duas boas lições.
Em primeiro lugar, a serpente de bronze é uma figura do Senhor Jesus, e vemos isso no Evangelho de João. Veja se você consegue encontrar o versículo em João que menciona essa serpente de bronze. É uma figura do Senhor Jesus carregando nossos pecados, para não termos que suportar o castigo por eles. O Senhor queria que os filhos de Israel percebessem que Ele não poderia perdoar seus pecados, a menos que alguém suportasse o castigo por eles.
Mas há outra lição para nós aqui também. O Senhor queria que os filhos de Israel pensassem em tudo o que Deus havia feito por eles e em todo o Seu poder. Se você se lembra, foi por culpa deles mesmos que tiveram que vagar pelo deserto por quarenta anos, pois se rebelaram contra o Senhor e se recusaram a entrar na terra de Canaã. Além disso, aprenderam lições no deserto que não poderiam aprender de outra forma. Agora, mais uma vez, eles tinham que aprender uma lição e ver como o Senhor poderia livrá-los da picada das serpentes.
O mesmo acontece conosco neste problema da Covid. O Senhor permitiu isso para que todos nós aprendêssemos algo. Além disso, Ele nos ajudará a superar isso!
Bill Prost
