Conforto das Escrituras para o Domingo
“Abstende-vos de toda a aparência do mal” [1]
Se o crente deve agradar e honrar seu Senhor, não há apenas certas coisas que ele deve perseguir e seguir pela graça de Deus, mas há também certas coisas que ele deve recusar e negar. Somos chamados a “seguir sempre o bem” [2], e a “seguir, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros” [3]. Precisamos “buscar a paz, e segui-la” [4]. Mas a graça de Deus também está constantemente “ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente” [5]. E, em vez de sermos enlaçados pelo “amor ao dinheiro”, devemos “fugir destas coisas, e seguir a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” [6]. Nós, que conhecemos o Senhor, somos responsáveis por recusar e negar o pecado em nossas vidas e associações. “Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” [7]. Para ter a força necessária para isso, “revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” [8]. “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a” [9].
Se vivêssemos para a glória de Cristo,
E andássemos com Ele no caminho,
Deveríamos negar todos os desejos do pecado,
Tomando a graça dEle a cada dia.
[1] 1 Tessalonicenses 5:22; [2] 1 Tessalonicenses 5:15; [3] Romanos 14:19; [4] 1 Pedro 3:11; [5] Tito 2:12; [6] 1 Timóteo 6:10 11; [7] Provérbios 4:14 15; [8] Romanos 13:14; [9] Salmo 34:14
Caro Cristão de todas as idades:
Hoje é domingo e amanhã já é segunda-feira de novo? Sim, de fato, o tempo não espera ninguém. Costumamos dizer que “o tempo voa”. A gente imagina que o tempo esteja passando mais rápido do que antes. No entanto, somos nós que voamos, somos nós que estamos indo cada vez mais rápido. É a sociedade que acelerou o ritmo, não o relógio. Jó disse: “Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão” (Jó 7:6).
Uma coisa é certa: estamos muito mais próximos da vinda do Senhor do que estávamos na segunda-feira passada. Não posso dizer quando o Senhor virá, ou se Ele virá esta semana ou não, mas eu sei com certeza que estamos cada vez mais próximos desse evento hoje do que estávamos antes. A promessa permanece: “Eis que venho sem demora” (Apocalipse 3:11).
Portanto, comece seus estudos ou seu trabalho com essa esperança diante de si. “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5:8).
Enquanto isso, tente, se puder, desacelerar um pouco, e certifique-se de passar um tempo em silêncio com o Senhor em meio à pressão e a correria do dia a dia.
Valorizado
O quanto a pessoa do Senhor Jesus Cristo significa para nós? Nós O valorizamos acima de todas as outras pessoas e O estimamos acima de tudo?
Aqui está uma citação de Agostinho (345 – 430 d.C.):
“Cristo não é valorizado de forma alguma se Ele não for valorizado acima de tudo.”
O apóstolo Pedro nos lembra:
“E assim para vós, os que credes, Ele é precioso” (1 Pedro 2:7, KJV).
O apóstolo Paulo declarou:
“Para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1:18).
Tome um tempo hoje para ler algumas passagens nas Escrituras sobre a pessoa de Cristo, e medite nos seguintes assuntos:
• Quem Ele é.
• O que Ele fez.
• Onde Ele está agora.
• O que Ele está fazendo por nós.
• O que Ele fará em um dia vindouro.
Uma meditação sobre esses assuntos apenas fará com que aumente o valor e estima que você dá à pessoa de Cristo.
Baseado nos textos de Jim Hyland