A EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS – A Justiça de Deus

 

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Nota Introdutória

O evangelho, para muitos Cristãos, não é muito mais do que uma “rota de fuga” do inferno – eles o veem predominantemente como uma forma de escapar de irem a uma eternidade perdida no inferno. Este lado do evangelho concentra-se meramente naquilo de que fomos salvos, e é uma visão muito limitada do que o evangelho anuncia. O evangelho que Paulo pregou envolve muito mais do que o lado negativo das coisas. Ele foca naquilo para o que fomos salvos – enfatizando nossas muitas bênçãos em Cristo. Entender o evangelho completo que Paulo pregou é essencial para ter-se uma base sólida sobre a qual se cresce espiritualmente. No entanto, muitos Cristãos hoje em dia sabem muito pouco do quão ricamente foram abençoados com “as insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3:8 – ARA). Assim, o exercício do autor deste presente volume é expor a epístola de Paulo aos Romanos, na qual ele apresenta o evangelho em seu sentido mais pleno.

A escrita deste presente trabalho sobre Romanos tomou do autor mais de um ano até ser concluído – tendo consultado mais de 30 exposições e artigos de vários autores no processo. Este trabalho é agora divulgado como uma renovada apresentação da verdade do evangelho, conforme revelado na epístola.

Encomendamos a Deus o volume com a oração que Ele tenha prazer em usá-lo para a glória do Senhor Jesus Cristo e para a bênção de todo Cristão que o leia.

Junho de 2015

A EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS

DOUTRINAL
Capítulos 1-8

O propósito do apóstolo Paulo ao escrever esta epístola foi o de tornar conhecido aos santos em Roma o evangelho que pregou entre os gentios. Na época em que a escreveu, ele não havia estado em Roma e, portanto, não conhecia todos os crentes de lá – embora mencione no capítulo 16 alguns pelo nome que conhecia. Sendo assim, Paulo tinha motivos para acreditar que os santos de Roma talvez não tivessem conhecimento completo do evangelho que pregava – o qual chama de “meu evangelho” (caps. 2:16, 16:25). Portanto, nesta epístola ele os leva sistematicamente por meio dos detalhes do evangelho que ele anunciou. Seu encargo era alicerçar esses crentes na verdade fundamental do evangelho (cap. 1:11).

As Principais Divisões da Epístola

Paulo disse a Timóteo que o “obreiro” que deseja ensinar a verdade e ser “aprovado a Deus” (JND) ao fazê-lo, deve “corretamente dividir a Palavra da Verdade” (2 Tm 2:15 – KJV). Isso mostra que há divisões na Palavra de Deus que devemos conhecer se desejamos ter um entendimento adequado das Escrituras. A epístola aos Romanos tem três dessas divisões e também várias subdivisões. É nosso propósito, portanto, mencionar essas divisões e a razão de sua existência e, ao fazê-lo, instruir aqueles que estão buscando um melhor entendimento da verdade do evangelho. Essas principais divisões são:

  • Capítulos 1-8 – Doutrinal.
  • Capítulos 9-11 – Dispensacional.
  • Capítulos 12-15 – Devocional.

O capítulo 16 é uma carta de recomendação que foi acrescentada à epístola como suplemento ou apêndice, e foi entregue aos santos em Roma, ao mesmo tempo da entrega da própria epístola. De certo modo, poderíamos dizer que Romanos consiste de duas epístolas.

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O Desenvolvimento da Verdade nas Epístolas de Paulo

Há uma progressão distinta da verdade em conexão com nossa identificação com Cristo nas epístolas doutrinárias de Paulo. Elas são:

Gálatas vai somente até a nossa identificação com Cristo “crucificado” e “morto” (Gl 2:19-20). Romanos vai um pouco mais além e vê o crente “sepultado”com Cristo (Rm 6:4). Colossenses vê o crente em terreno mais elevado ainda; não estamos apenas mortos e sepultados, mas também “vivificados” e “ressuscitados” com Ele (Cl 2:13). A epístola aos Efésios nem mesmo apresenta Cristo como “crucificado”“morto” ou “sepultado”. Ela vê o crente no mais alto terreno com Cristo do outro lado da morte – como “vivificado”“ressuscitado”, e “assentado” nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2:6).

Duas Visões Diferentes do Homem na Carne nas Epístolas de Paulo

A condição caída do homem é vista de duas maneiras diferentes nas epístolas de Paulo:

  • Em Efésios e Colossenses, o homem é visto como morto em seus pecados (Ef 2:1-3; Cl 2:13).
  • Em Romanos e Gálatas, o homem é visto como vivo em seus pecados (Rm 1:32; Gl 1:4).

Além disso, em Romanos, o próprio Cristo é visto como vivo na Terra, nascido da descendência de Davi segundo a carne, e declarado Filho de Deus (Rm 1:3-4). Enquanto que em Efésios e Colossenses, Cristo é visto como morto, e o poder de Deus tendo sido manifestado n’Ele, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O assentar à direita de Deus (Ef 1:19-21 –TB; Cl 1:18, 2:12).

O remédio para a dupla condição caída do homem é encontrado em Cristo de duas maneiras – em Sua morte e em Sua ressurreição. Em Romanos o homem é visto como vivendo na Terra como um pecador culpado diante de Deus. Ele está tão afetado pela desordem de seus pecados, e sob o domínio de sua natureza pecaminosa, que não tem poder para deter o curso pecaminoso de sua vida. A maneira de Deus libertá-lo de sua condição lastimável é colocá-lo na morte. Esta é a linha da verdade desenvolvida em Romanos. A morte de Cristo é introduzida (e nossa identificação com ela) como o remédio para essa condição. Cristo morreu e derramou Seu sangue (Rm 3:25, 4:25, 5:6-8) para tirar os pecados do crente, e também para judicialmente pôr fim ao pecador diante de Deus, e assim quebrar sua ligação com essa condição em que ele vive (Rm 6:1-11; Gl 2:20). Mas em Efésios, o homem é visto como morto em delitos e pecados (Ef 2:1), e o remédio para ele é encontrado no poder de Deus, que ressuscitou Cristo de entre os mortos (Ef 1:19-21), e que age para vivificá-lo juntamente com Cristo (Ef 2:5). Assim, ele é liberto do estado de morte no qual ele estava preso.

Duas Posições do Cristão em Romanos e Efésios

Os Cristãos são vistos em duas posições diferentes no presente:

  • Em Romanos, o crente é visto como estando na Terra, esperando que o Senhor venha para levá-lo para o céu (Rm 8:11, 25, 13:11).
  • Em Efésios, o crente é visto como estando assentado em lugares celestiais em Cristo, e a vinda do Senhor (o Arrebatamento) não é mencionada (Ef 2:5-6).