Membros de Cristo

Até agora, apenas consideramos as bênçãos individuais do cristão. Vamos agora brevemente examinar suas bênçãos em virtude do Espírito Santo enviado do céu. Um dos objetivos da morte do Senhor Jesus foi reunir todos os filhos de Deus em uma só unidade. Ele fez isso pela descida do Espírito Santo, por meio do qual os filhos de Deus dispersos se tornaram o corpo de Cristo, “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1 Coríntios 12:12-13). Este é o maravilhoso mistério que desde o princípio do mundo esteve oculto em Deus; pelo qual Ele quis tornar conhecido Sua múltipla sabedoria para os principados e potestades nos lugares celestiais, a saber, os gentios, que estavam antes sem esperança e sem Deus no mundo, que seriam herdeiros conjuntos e de um corpo conjunto e participantes conjuntos da promessa de Deus em Cristo pelo Evangelho. Cristo aboliu em sua carne a inimizade entre judeus e gentios, até mesmo a lei dos mandamentos que continham as ordenanças; para fazer em Si mesmo de dois um novo homem, assim fazendo paz (veja Efésios 2 e 3).
Esta é a maravilhosa verdade agora revelada, que um homem glorificou tanto a Deus na terra, que Deus O glorificou e O colocou em Seu próprio trono à Sua direita, e o Espírito Santo desceu para unir os crentes àquele Homem glorificado. O Senhor Jesus Cristo é a Cabeça da igreja, Seu corpo, e nós, que somos habitados pelo Espírito de Deus, somos os membros. Que maravilhoso privilégio sermos membros de Cristo. 
Você é um membro de Cristo? 
Você reconhece que, enquanto os homens falam de ser membros desta ou daquela igreja ou denominação, as Escrituras só falam de pertencer a Cristo? 
O que pode ser uma ligação mais próxima com Cristo do que isso? 
O que pode ser um vínculo mais próximo com outros crentes? 
Você acha que pode melhorar isso? 
Quão perto estamos de Cristo? 
Somos membros do Seu próprio corpo, parte Dele mesmo, a ponto Dele dizer a Saulo, que estava perseguindo Seu povo, “Saulo, Saulo, por que Me persegues” (veja Atos 9: 4). Esta é uma bênção que pertence especificamente ao tempo presente desde a descida do Espírito Santo. É como homem ressuscitado que Jesus Cristo se tornou a Cabeça do corpo, e foi o batismo do Espírito Santo que formou o corpo de Cristo na terra. Os santos do Antigo Testamento, embora sejam abençoados, não compartilham desse privilégio, nem fazem parte da igreja. Eles são os amigos do Esposo e se regozijam em ouvir Sua voz (João 3:29); mas eles não podem fazer parte do corpo de Cristo; pois a Igreja, como este corpo, só começou a ser formada após o dia de Pentecostes, e será completa no dia em que o Senhor chamar os santos, que estão dormindo e os que estão vivos, para encontrar-Lo nos ares. (1 Tessalonicenses 4:15-17), O que pode estar mais perto do que estar no próprio corpo? Então, que possamos aceitar essas verdades com profunda reverência e gratidão, e louvar ao Senhor por Sua infinita graça.
Além de pertencer ao corpo de Cristo, o cristão também faz parte da casa de Deus, a habitação de Deus, o templo de Deus. “Também como pedras vivas, sois edificados casa espiritual” (1 Pedro 2:5). “Qual casa somos nós?” (Hebreus 3:6). “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22.) “Vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (2 Coríntios 6:18). Você reconheceu o que é ser uma pedra viva da casa de Deus, uma casa espiritual na qual Deus habita? O que é fazer parte da morada de Deus, o templo de Deus? Ou você acha que um edifício de cimento e tijolos é a igreja de Deus, a casa de Deus? Se achar isso, você nunca entenderá a verdade da casa espiritual de Deus e perderá muito.
Além das bênçãos mencionadas aqui, o cristão também é um participante do reino, embora isso não seja uma bênção peculiar ao tempo presente, mas é compartilhada com os crentes de outras eras. Deve ser claramente entendido que “o reino dos céus” não significa o céu, nem significa a igreja. Isso significa um reino na terra, embora governado do céu. Todos os profetas falaram deste reino, predizendo suas glórias durante o reinado de Cristo. “E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e a Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse” (Miquéias 4:2-4). Este reino em manifestada glória, poder e retidão ainda será estabelecido. Se o povo de Israel tivesse aceitado a Cristo como o Messias, o reino seria então estabelecido em poder, mas devido ao fato de tê-Lo rejeitado, portanto, o reino em poder foi adiado até que Israel se arrependa. Temos o reino em tribulação e paciência (Apocalipse 1:9). Os segredos deste reino são revelados a nós no capítulo 13 do Evangelho de Mateus, pois Jesus diz a Seus discípulos: “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus” (versículo 11). A parábola do semeador é a parábola introdutória, mostrando como a semente seria semeada em todo o mundo. Depois disso temos mais seis parábolas, cada uma começando com as palavras: “O Reino dos céus é semelhante…”. Essas seis parábolas são divididas em dois conjuntos de três. O primeiro conjunto, a saber, o joio, o grão de mostarda e o fermento, tratam da multidão fora da “casa”, e nos dão o aspecto externo das coisas, contando como o pecado seria introduzido e espalhado. O segundo conjunto, o tesouro escondido no campo, a pérola de grande valor e a rede lançada ao mar foram ditas aos discípulos na casa, e nos falam sobre o aspecto interior do reino aos olhos de Deus, e nos alegram mostrando-nos a extrema alegria de Cristo naquilo que Ele vê dentro do reino apesar de todo o nosso fracasso. Bendito seja Deus, embora tenhamos falhado tão grosseiramente em tudo o que estava sob nossa responsabilidade, o propósito de Deus e a obra de Cristo nunca falham, e isso é, portanto, nosso conforto e nossa alegria.
Baseado no texto de Sydney Long Jacob