Cegar, seduzir, esbofetear: as atividades do diabo – Parte 2/5

CEGAR

Nesta segunda Epístola aos Coríntios, aprendemos que o diabo está ativo contra nós de quatro maneiras distintas.
A Epístola nos mostra o caráter cristão – é por isso que o escritor fala nela da “mansidão e benignidade de Cristo”. Há também uma notável autobiografia do apóstolo Paulo, em quem o caráter cristão era tão claramente exibido. Agora, o que o diabo odeia acima de tudo é que Cristo deve brilhar através de nós neste mundo. Ele não pode brilhar, então o primeiro grande esforço do diabo é impedi-Lo de brilhar. “Se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. A primeira de suas atividades é CEGAR as mentes dos homens contra a luz do conhecimento de Deus.

Quão excessivamente diabólico é esse trabalho do diabo. Ele manteria os homens na ignorância de Deus que os ama, portanto ele cega suas mentes contra a luz que brilha na face de Jesus, pois é na Sua face que a luz do que Deus é está brilhando agora, Daquela face que sorriu para as criancinhas, que olhava com compaixão para o leproso, e estava molhada de lágrimas no sepulcro de Lázaro, e estava mais machucada do que qualquer homem quando Ele se entregou para sofrer por pecadores! O diabo usa toda a sua sutileza e poder para cegar os homens à luz da graça que brilha Naquela face mais abençoada. Isto é confirmado pelas próprias palavras do Senhor, quando Ele interpretou a parábola do Semeador aos Seus discípulos. Ele disse: “os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração”.

Jesus, o Senhor, nossa noite atravessou
E nos deu luz divina”.
E nós que conhecemos a Deus agora;
podemos dizer com certeza: “Deus é amor”
e nisso descansamos.

Eu falo para aqueles que estão especialmente interessados em falar sobre o evangelho, e isso é verdadeiro para todo cristão. Ao pregar o evangelho, temos não apenas que enfrentar a crescente indiferença a Deus nos corações dos homens, mas temos que enfrentar o poder ofuscante do diabo.

Como vamos lidar com isso?

Essa grande oposição não pode ser superada por palavras eloquentes e argumentos inteligentes. Cantar bem e obras que chama a atenção não libertam almas da escuridão. Este é um conflito espiritual, e teremos que lembrar que possuímos um par de joelhos e devemos usá-los na presença de nosso Deus. Precisamos aprender o que isso significa. “As armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; rejeitando toda raciocínio e toda coisa sublime que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo”. Para o homem é impossível, mas não para Deus, e se pregarmos a Palavra em dependência de Deus e levarmos adiante nossa obra por meio de Deus, ou se Ele realizar Sua obra através de nós, seremos eficazes e teremos a alegria de ver os pecadores se converterem das trevas para a luz, como nós éramos. Bendito seja o nome do nosso Deus!

JT Mawson
(este e todos os outros textos e materiais podem ser compartilhados a vontade)