Cegar, seduzir, esbofetear: as atividades do diabo – Parte 3/5

SEDUZIR

Pense novamente no rosto de Jesus e na graça que emanou dele; pense no fato de que Ele, naquela glória é a nossa justiça, que Nele temos justiça sem defeito e que agora sabemos que Deus é por nós, revelado a nós em Sua graça em seu Salvador glorificado.
Quão atraente é o nosso Salvador, e como estamos felizes por termos escapado do poder ofuscante do diabo e viver agora nesta luz gloriosa – a luz da graça de Deus que brilha em Sua face. Mas agora tem algo maravilhoso que precisamos considerar muito; DEVEMOS ESTAR CASADOS COM O HOMEM QUE NOS SALVOU! É isso que o capítulo 11 nos diz. “Porque vos desposei com um só esposo, para vos apresentar a Cristo como uma virgem pura”. Deixe essa declaração nos prender. O Homem na glória cujo amor e beleza conquistou nosso coração, o Homem que nos libertou das trevas de Satanás, e que pagou o preço por nossa salvação eterna, Aquele a quem estamos conectados por um vínculo que nunca pode se desfazer. Não apenas nos curvaremos em adoração eterna perante Ele, exultando no fato de que Ele é o nosso Senhor, mas que possamos ser trazidos para este relacionamento mais íntimo com Ele. O dia do casamento ainda não aconteceu; estes são os dias do noivado – os dias que antecedem o casamento, mas são dias abençoados e com a sua própria doçura peculiar.

Agora o diabo coloca uma mão nisso, ele se propôs a estragar estes dias de noivado. Ele foi vencido em seus esforços para nos cegar e não pode impedir o dia do casamento, mas se ele puder nos SEDUZIR, nos afastando da total devoção a Cristo – nosso esposo, ele o fará. “Temo”, escreveu o apóstolo, “assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. Ele virá até nós com palavras sedutoras e “uma boca açucarada”; um amado irmão disse que o diabo nunca é tão perigoso como quando se aproxima de nós desse jeito. Ele insinuará que podemos ter outra coisa, assim como Cristo, e que nossa vida cristã não será pior por isso, na verdade, será ainda melhor; ele pode até mesmo usar a doutrina e virarmos teólogos; realizarmos um bom serviço, e nos tornarmos pregadores – orgulhosos de nós mesmos, nosso conhecimento e nosso trabalho. Então será “eu” e não Cristo. Se ele puder, colocará o mundo em nosso coração; é isso que ele deseja acima de todas as coisas, e aqui sua sutileza atua por completo; não parecerá o mundo a princípio, será a ponta fina da cunha, mas tendo conseguido ele rapidamente empurra a cunha com força, e assim ele nos separará nossas afeições do nosso grande Amado. Foi assim com a igreja em Éfeso, a quem o Senhor disse: “Deixaste o teu primeiro amor”. Oh, que queda havia ali e que tristeza para o coração de Cristo; e como isso aconteceu? Satanás, que enganou Eva, enganou-os de sua devoção a Cristo. Estamos mais seguros das suas artimanhas do que eles? Somos mais fortes que eles? De maneira nenhuma. Se Cristo é o objeto do nosso amor, o diabo está esperando por uma oportunidade para nos enganar; se Cristo não é nosso objeto, ele encontrou essa oportunidade e conseguiu seu intento, e também caímos.

Não estou pedindo para sermos cuidadosos no serviço, para sermos valentes na luta. O que estou insistindo é para nos mantermos em Cristo, para Cristo. Essa é a melhor coisa que podemos fazer. Tudo o mais estará certo se estivermos certos quanto a isso. Como isso pode ser feito? Teremos que manter sua companhia e ouvir frequentemente as palavras de amor que fluem de Seus lábios. Ouça-O dizer a você, por exemplo: “Assim como o lírio entre os espinhos, tal é a minha amada entre as filhas”. Que palavras de amor são essas! E o que elas significam? Um irmão em Cristo diz deste lírio: “Nossa flor se deleita mais nos vales; mas também é encontrada nas montanhas. Ela cresce entre os espinhos e eu tristemente feri minhas mãos ao libertá-la deles”. Vê agora o significado das palavras? Ah, isso custou ao nosso grande Amado algo para nos assegurar para Ele mesmo. Quão dolorosamente ferido Ele foi, quando se preparou para nos livrar dos espinhos em que crescemos, para que pudéssemos ser Seus, totalmente Seus, agora e para sempre. Sua carne foi perfurada, pois Ele mostrou aos seus discípulos, Suas mãos e Seu lado feridos, e nós veremos essas mesmas marcas um dia, mas quem dirá o que Ele sofreu quando Sua alma foi ferida e machucada, quando Ele foi feito uma oferta pelo nosso pecado? Seremos indiferentes em relação a Cristo? Podemos ser inconstantes, ou mornos para Aquele que sofreu tanto em seu amor por nós? Que possamos resistir ao diabo quando ele nos iludir de Cristo; Que possamos nos apegar ao Senhor, e então, mesmo que Satanás venha como um anjo de luz, iremos detectar suas artimanhas, e detectá-lo é derrotá-lo.

JT Mawson
(este e todos os outros textos e materiais podem ser compartilhados a vontade)