A candeia

A revelação das tuas palavras alumia” (Salmos 119:130).

Recentemente, li algo sobre a vida de Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna. Ela serviu em um hospital militar na Turquia durante a Guerra da Criméia, em meio a condições deploráveis, seu costume era toda noite pegar uma candeia e fazer as rondas pelas enfermarias do hospital, fazendo uma última verificação nos soldados feridos e moribundos antes de se retirar para seu quarto.

Desta forma, ela ficou conhecida como a “Dama com a Candeia”. Os soldados aguardavam ansiosamente o brilho da sua candeia enquanto ela os verificava pela última vez naquele dia. Um que conhecia seus serviços escreveu:
“Sem exageros, ela é um “Anjo Ministrante” nesse hospital e, à medida que sua forma esbelta desliza silenciosamente ao longo de cada corredor, o rosto de todos os enfermos amolece de gratidão ao vê-la. Quando todos os médicos se retiram a noite, e o silêncio e a escuridão caem sobre aquelas centenas de doentes prostrados, ela é observada sozinha com uma candeia na mão, fazendo rondas solitárias”.

“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações” (2 Coríntios 4:6).

O relato de Florence Nightingale me fez pensar no fato de que nós, que conhecemos nosso Salvador, recebemos uma candeia também. É a Palavra de Deus e podemos levá-la a um mundo que agoniza no pecado. Que a cada dia possamos ser a candeia para alguém. Quem sabe possamos ser conhecidos em nossa comunidade como a pessoa com a luz, a luz da Palavra de Deus. Temos uma candeia que pode abrandar corações, curar um espírito “quebrado” e trazer conforto, esperança e encorajamento para aqueles que nos rodeiam. Que o Senhor nos ensine a carregar a Luz para todos verem. Este mundo está envolto em profundas trevas morais e espirituais, mas podemos ousadamente usar das palavras do salmista, que escreveu: “Lâmpada… é tua palavra, e luz” (Salmo 119:105).

Caso ainda tenha dúvida, o cristão mais simples “sabe” mais do que qualquer descrente ganhador de prêmio Nobel.

Lembre-se também que a Bíblia apresenta a verdadeira luz, o Senhor Jesus Cristo.
Davi, no meio de suas difíceis circunstâncias, poderia dizer: “tu, SENHOR, és a minha candeia” (2 Samuel 22:29). João Batista disse do Senhor: Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo” (João 1: 9).

Que possamos levar Luz, levar o Senhor as pessoas 🙂

Baseado nos textos de Jim Hyland