Um caminho que parece direito ao homem

“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25).

Certa vez, li um livro, evidentemente escrito por um verdadeiro cristão, que dizia aos crentes como fazer escolhas certas em suas vidas. Seu principal conselho era que, uma vez que Deus nos deu cérebros, devemos usá-los e descobrir o que fazer. Então, devemos verificar com a Palavra de Deus e, se não encontrarmos nada de errado em nosso plano, devemos prosseguir com ele. Mas lemos em Jeremias 10:23 que “que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos”. Sim, Deus nos deu cérebros e pretende que os usemos em coisas naturais. Além disso, é uma coisa boa ler a Palavra de Deus, pois Deus frequentemente nos guia por Sua Palavra. Mas quando se trata de direcionar nossos passos de forma espiritual, precisamos perguntar ao Senhor o que fazer. Não devemos tomar nossas próprias decisões e, então, olhar para a Palavra de Deus para ver se há algo errado com o que desejamos fazer. Isso é fazer as coisas ao contrário; em vez disso, devemos ler a Palavra de Deus primeiro e orar sobre o assunto, pedindo ao Senhor que nos esclareça Sua mente.

Às vezes, um plano pode parecer muito bom para nós e aparenta se encaixar nas circunstâncias em que nos encontramos. Foi o que aconteceu com um rei de Judá chamado Asa. Ele era um rei piedoso que queria agradar ao Senhor, mas mais tarde em sua vida, quando um rei chamado Baasa veio contra ele, ele tirou prata e ouro da casa do Senhor e pagou o rei sírio Ben-Hadade para ir lutar com Baasa. Parecia um bom plano e pareceu funcionar, pois quando Ben-Hadade lutou com Baasa, Baasa parou de construir um bloqueio contra Asa. Então Asa conseguiu pegar todos os materiais de construção de Baasa e fazer algumas fortificações para si mesmo. Você pode ler a história de Asa em 2 Crônicas, capítulos 14-16.

Mas o profeta Hanani veio a Asa e lhe disse: “nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti” (2 Crônicas 16:9). Em vez de confiar no Senhor, Asa seguiu seu próprio plano e, embora parecesse funcionar, mais tarde lhe causou mais problemas. O rei da Síria não era realmente seu amigo e, mais tarde, acabou lutando com Judá.

É triste dizer que Asa não quis ouvir o profeta e, em vez disso, o colocou na prisão por ousar criticar seu plano. Por causa disso, o Senhor permitiu que Asa tivesse algum tipo de doença séria nos pés, e ele morreu dois anos depois. Isso foi muito triste, pois Asa era um bom rei, mas quando ele confiou em seus próprios planos em vez de perguntar ao Senhor o que fazer, ele acabou em apuros. Vamos sempre ao Senhor quando precisamos fazer escolhas em nossas vidas. Ele sempre nos guiará no caminho certo!

Bill Prost