“Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios…” (Êxodo 12:26-27 ARA).
Os israelitas guardaram a Páscoa na noite em que o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito e libertou os israelitas. Mas eles foram instruídos a guardá-la todos os anos, como uma lembrança do que o Senhor havia feito por eles, e como Ele havia passado por cima deles por causa do sangue na porta.
Com o passar do tempo, nasceriam crianças que não se lembrariam da primeira Páscoa, e é claro que perguntariam o que ela significava, quando seus pais a celebravam todos os anos. Seus pais deveriam explicar a eles como o Senhor passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, mas matou todos os primogênitos dos egípcios. Então, as crianças, por sua vez, explicariam isso aos seus filhos, e assim por diante por muitas gerações.
Infelizmente, os israelitas não celebravam a Páscoa todos os anos, como lhes era pedido. Com o passar do tempo, eles se afastaram do Senhor e adoraram ídolos. Às vezes, eles tinham um rei ímpio que trazia ídolos para o país, e então eles não guardavam a Páscoa. Em outras vezes, parece que eles simplesmente se descuidaram e se esqueceram dela. Podemos ser gratos pelas vezes em que eles a guardaram, mas houve muitos anos em que ela não foi guardada.
Talvez alguns de vocês vão com seus pais a uma reunião no dia do Senhor, onde eles se lembram do Senhor Jesus em Sua morte, usando um pedaço de pão e um cálice de vinho. Não guardamos mais a Páscoa, mas o Senhor Jesus mostrou a Seus discípulos como se lembrar Dele com um pedaço de pão e um cálice de vinho. Se você não entende tudo isso, você deve fazer como as crianças israelitas fizeram; elas perguntaram a seus pais o que significava a Páscoa. Você pode perguntar a seus pais o que significa a lembrança do Senhor. O Senhor Jesus valoriza muito quando nos lembramos de tudo o que Ele fez por nós, morrendo por nós na cruz.
Bill Prost