![](https://acervodigitalcristao.com.br/wp-content/uploads/2024/09/crescendo_na_graca.webp)
“O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito.” (2 Timóteo 4:22).
Dois dias atrás, vimos que, como seres humanos, somos compostos de espírito, alma e corpo. Também vimos que nosso espírito é a parte “consciente de Deus” de nós. Ele nos dá a capacidade de saber quem é Deus e de ter um relacionamento com Ele. Mas às vezes na Bíblia a palavra “espírito” é usada simplesmente para significar a atitude que temos e a maneira como fazemos algo. Por exemplo, em Mateus 5:3, lemos sobre aqueles que são “pobres de espírito”, e em Lucas 2:40, lemos sobre o Senhor Jesus, à medida que Ele crescia, que Ele “se fortalecia em espírito”. É importante fazer a coisa certa, mas a maneira como fazemos as coisas também é muito importante. Entendemos essa ideia no dia a dia. Podemos dizer sobre alguém: “Ele faz seu trabalho com um bom espírito”.
Quando o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo pela segunda vez, Paulo estava preso em Roma, e sabia que não seria solto. Embora não nos diga na Bíblia, sabemos pela história que ele foi executado logo após escrever este livro, provavelmente por decapitação. Paulo também sabia que as coisas estavam se tornando mais difíceis na igreja, e que alguns estavam desistindo da preciosa verdade que ele havia confiado a eles. Paulo teve que dizer: “os que estão na Ásia todos se apartaram de mim” (2 Timóteo 1:15). Eles ainda eram cristãos, mas não queriam a verdade de Deus que Paulo havia dado a eles. Eles queriam um caminho mais fácil — um pouco mais de liberdade para “seguir adiante”.
Em vista de tudo isso, Paulo disse a Timóteo para ser fiel ao Senhor, e não desistir do que ele havia dito a ele. Mas Paulo também sabia que quando as coisas começassem a ficar difíceis, seria fácil para Timóteo se tornar um pouco endurecido, e talvez não agir com graça e amor para com aqueles que eram infiéis. Por esta razão, Paulo queria que o Senhor Jesus Cristo estivesse com o espírito de Timóteo; ele queria que Timóteo não apenas fizesse a coisa certa, mas a fizesse no espírito certo. Da mesma forma, Paulo exortou os gálatas e aqueles na casa de Filemom — “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito” (Gálatas 6:18, Filemom v. 25).
Precisamos desse lembrete também, pois embora possamos fazer o que é certo, se o fizermos de forma errada ou com uma atitude errada, isso estraga o que estamos fazendo. Precisamos nos lembrar de como o Senhor Jesus andou enquanto esteve neste mundo, e buscar agir como Ele agiu. O Senhor Jesus às vezes teve que falar muito claramente com as pessoas, mas Ele sempre falou como Aquele que as amava e se importava com elas.
Bill Prost
![](https://acervodigitalcristao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imagem-8-1024x1024.jpg)