Diário do Cristão para a Terça-Feira

Ricos — Parte 1

Quase todo jovem tem uma aspiração em comum — ficar rico. Mas aqui está o que a Bíblia adverte sobre tal ambição: “Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia” (Provérbios 23:4,5).

É significativo que o Espírito de Deus usou o homem mais rico e sábio da época, Salomão, para nos dar essa exortação, e escrita em um tempo em que Deus tinha abençoado Seu povo terreno, Israel, com uma abundância de riqueza. Mesmo assim, deve ter sido evidente como é mau ter o coração colocado nas riquezas, pois, nessa admoestação, para obter seu objetivo desejado havia muitos perigos — um possivelmente sendo o de empregar meios nem sempre honestos e justos diante de Deus. Ou talvez fazendo com que nos tornemos independentes de Deus, confiando em nossa própria sabedoria e capacidade.

Logo que as pessoas colocam seu coração nas riquezas, elas tomam para si asas como o mais rápido dos pássaros e voam para fora do alcance. Muitos que fizeram isso se tornaram desiludidos, desapontados, deprimidos e desanimados.

Jim Hyland