Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Desperdiçando

“Andai com sabedoria… remindo o tempo” (Colossenses 4:5).

Em outras palavras, “não desperdiçando tempo, mas usando-o sabiamente”.

Na minha cidade natal, Smith Falls, temos latas de lixo recicláveis. Nessas latas está escrito o slogan: “Bom demais para desperdiçar”. Isto é para nos encorajar a reciclar nossos recipientes de vidro, metal e plástico — em vez de jogá-los diretamente na lata de lixo comum.

Muitos de nós vivemos em uma sociedade com uma cultura desperdiçadora e descartável. Temos tantas coisas que pensamos pouco ao jogarmos comida, roupas e itens pouco usados no lixo, sem qualquer pensamento sobre preservação, conserto ou reuso. O que desperdiçamos nunca mais podemos recuperar — pelo menos não totalmente.

Uma coisa que eu tenho tendência a desperdiçar é o tempo. Tempo desperdiçado nunca pode ser recuperado. O relógio bate de forma constante e incansável — 60 segundos em um minuto, 60 minutos em uma hora, 24 horas em um dia, 168 horas em uma semana, e assim por diante. Tic, tac, tic, tac.

Como estamos usando nosso tempo? Estamos usando-o sabiamente? Deus nos confiou tanto tempo nesta vida, e teremos de dar conta de como o usamos quando irmos para o céu, quando o tempo para nós cessar.

Jim Hyland