“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7:20).
Árvores crescem em muitas partes do mundo, embora existam alguns lugares onde não há chuva suficiente para sustentar o crescimento das árvores. Quando vivemos onde as árvores crescem, aprendemos a identificá-las por vários meios — o formato da árvore, o tipo de casca que ela tem, o tipo de folhas e o tipo de fruta que ela produz. Árvores que perdem suas folhas no outono são chamadas de árvores decíduas, e nós que vivemos em climas mais frios estamos acostumados a ver as folhas mudarem de cor no outono e depois caírem. É mais difícil identificar uma árvore sem folhas, embora às vezes o formato dela nos diga qual é.
Como cresci em uma fazenda de frutas, geralmente consigo identificar uma árvore frutífera mesmo no inverno, mas há uma coisa que não posso dizer. Não posso dizer se ela produzirá uma boa colheita de frutas ou apenas uma colheita ruim. No entanto, em nosso versículo de hoje, o Senhor Jesus está falando sobre se uma árvore produz frutos ou se produz apenas espinhos ou algo assim.
Conforme o versículo 15 deste mesmo capítulo, há muitos falsos profetas por aí. Eles são como lobos em pele de cordeiro, e não são verdadeiros crentes. Eles são como árvores que parecem árvores frutíferas, mas quando produzem algo, são apenas espinhos em vez de frutas que podem ser comidas.
É importante que sejamos sinceros diante do Senhor também. Ser sincero significa que realmente aceitamos o Senhor como Salvador e não estamos fingindo. Então teremos o desejo de agradar ao Senhor. Mais cedo ou mais tarde, será revelado o que realmente somos, pois “Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.” (vs. 18). Vamos nos certificar de que somos boas árvores!
Bill Prost