Gênesis 6:1-12

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir)

Pedro, assim como Judas, faz alusão ao tempo anterior ao dilúvio em que os anjos “não guardaram sua dignidade” ou que “pecaram” e sofreram as consequências (2 Pedro 2:4 e Judas, versículos 6 e 7).

Os homens haviam se multiplicado sobre a terra e com eles o mal em suas duas formas: a corrupção e a violência (versículo 11). E esse é um princípio, corrupção leva a violência. O pecado já naquele tempo tinha se espalhado por muitas partes da terra! E havia corrompido de tal forma a todos que Deus descreve isso da maneira como Ele vê no versículo 5. Cada lágrima de tristeza, separação, desapontamento, doença, morte, é resultado do pecado. O pecado só pode trazer castigo. Não pode haver qualquer outro resultado. Ele deve ser pago com a morte (Hebreus 9:22), “remissão” significa pagamento.
 
A humanidade está melhor atualmente? Tudo nos mostra que não. E as Escrituras, que são muito mais confiáveis do que nossas próprias opiniões, nos avisa “homens maus… irão de mal a pior” (2 Timóteo 3:13). Hoje, assim como nessa época, a admiração pelos homens valentes e famosos (final do versículo 4) sejam esportistas, artistas, “homens de negócio”… pode ir de mãos dadas com a pior corrupção. Agora é o coração dos homens que o Senhor olha, não seus atos ou realizações (1 Samuel 16:7). O versículo 5 nos fala do trágico resultado disso: “a imaginação dos seus pensamentos era só má continuamente. O coração dos filhos dos homens está cheio de maldade e desvarios”, diz o Pregador (Eclesiastes 9:3; ver também Jeremias 17:9).
 
Então o Senhor se arrepende de ter feito o homem. Deus nunca comete um erro. Mas a maldade do homem O obriga a mudar Suas dispensações, assim como os pais, por causa da desobediência de seu filho, precisam mudar os rumos determinados. Portanto, Deus decide remover Sua criatura da terra, com exceção de Noé (e sua família), o único que está andando com Ele.

Noé é uma figura de Cristo. Ele era um homem “justo” (correto e honesto) e perfeito (direito) e ele andou com Deus. Que contraste deste homem com todas as pessoas ao redor dele! Noé permaneceu só. No meio de infiéis, somente ele era fiel. É difícil permanecer só. Lembre-se de Noé. Deus vê você e poderá te usar se você for fiel à Sua Palavra.

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.