Gênesis 24:50-67

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir)

Pela forma como como o servo de Abraão descreveu seu mestre e as riquezas de que ele deu uma amostra, tocaram o coração de Rebeca. Ela está decidida. “Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei” (versículo 58).

Você que ouviu tanto sobre o Senhor, que teve a oportunidade de desfrutar dos tesouros da Sua graça na casa de seus pais, você já se decidiu por Ele em seu coração? A pergunta é feita para você hoje, você irá? Não é daqui alguns dias ou amanhã que o Espírito de Deus está exortando você a fazer isso, é hoje!

Agora começa para Rebeca a longa jornada pelo deserto. Ela deixou tudo para seguir o servo que agora a está conduzindo. Assim, a Igreja, a noiva de Cristo, continua neste mundo – um deserto para ela – seu caminho de tristeza e cansaço, mas também satisfação e paz. O Espírito Santo ocupa seu coração com o Bem-amado que ela não viu, mas que está vindo ao seu encontro. “Que momento especial será para a Tua santa assembleia, quando Tu a introduzires nos lugares celestiais!”, diz um hino francês. Que momento será também para o Senhor Jesus! Rebeca tornou-se esposa de Isaque e ele a amou daquele momento em diante. Mas Cristo já ama a Sua noiva. E o seu coração, muito mais do que o nosso, está à espera daquele bendito momento para a eterna satisfação do Seu amor divino.

Quando estávamos lendo no final do capítulo 22, mencionamos o nascimento de Rebeca. Agora a vemos aqui encontrando seu marido. Ligue as duas partes. Nós somos a noiva. Estamos a ponto de encontrar nosso amado Senhor Jesus! Aqui lemos de “amor” pela segunda vez. Amor de Cristo por Sua noiva. Você se lembra da menção anterior? O homem que está acompanhando Rebeca é uma figura do Espírito Santo. Pare um minuto para ler como a Bíblia termina. Apocalipse 22:17. Entendeu a ligação?

Concluindo este precioso capítulo, não lemos muito do caráter de Isaque. Abraão era ativo e agressivo, Isaque parece quieto e retraído. Existe um lampejo de seu caráter nos versículos 62 e 63. Neste servo que busca por uma noiva para o filho de seu senhor, temos uma linda figura da obra do Espírito Santo no mundo hoje. Ele está buscando uma noiva para Cristo, o Isaque celestial. A família pergunta à Rebeca (versículo 58) e ela responde de forma clara. 

Você está desejoso de seguir o Espírito Santo? Ele só pode guiar você a um centro na terra enquanto você viaja para encontrar seu “Isaque”. Este centro é Cristo. O Espírito de Deus não separa os crentes, isto é a obra de Satanás. Estamos desejosos de sermos guiados pelo Espírito de Deus, ou será que achamos que temos o direito de escolher? Estar reunido somente ao nome do Senhor Jesus Cristo é a obra do Espírito de Deus hoje. Segui-Lo sem hesitar é ser levado a um lugar de paz e gozo só conhecido quando agimos fazendo assim.

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.