Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 21

O quenezeu

“Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu” (Números 32:12).

Três vezes Calebe é chamado como “o quenezeu”. Em Josué 14:6 e no versículo 14 desse mesmo capítulo, e obviamente, no versículo que acabamos de citar em Números 32.

Se voltarmos à Gênesis 15:18-19, descobriremos que os “quenezitas” estão listados entre alguns dos habitantes originais da terra de Canaã. Isso foi na época em que a terra foi prometida por Deus a Abraão e seus descendentes, por causa de sua fé e obediência em responder ao chamado de sair de Ur dos Caldeus e habitar na terra como um estranho e peregrino. “Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, e o queneu, e o quenezeu…”

Neste momento, não vamos ir longe demais com nossas aplicações ou “ler” nas Escrituras mais do que Deus nos disse. É verdade que Calebe era um israelita, ele era da tribo de Judá e, além disso, ele era um dos chefes de sua tribo. No entanto, apenas faço essa gentil sugestão, sem ser definida ou dogmática, que talvez aprendamos com isso que Calebe é uma figura de alguém que foi trazido para o lugar de bênção, pela graça. Não é assim que todos somos trazidos para a família de Deus e todos os privilégios ligados a ela? Éramos inimigos de Deus, pecadores e “longe” (Efésios 2:13). Não tínhamos direito a Deus ou a qualquer bênção. Não eramos nada além de merecedores do inferno, condenados a uma eternidade perdida, “não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12). “Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5:20). Como Paulo poderia dizer em relação ao seu próprio caso, “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo” (1 Timóteo 1:14).

Mais adiante nas Escrituras, temos outro belo exemplo de graça em Raabe. “Assim, deu Josué vida à prostituta Raabe, e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó” (Josué 6:25).

Outro acontecimento notável de alguém trazido pela graça no Antigo Testamento, é o caso de Rute, a moabita. Lemos em Deuteronômio 23:3: “Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente”. Não é de se admirar, quando Boaz disse a ela para recolher em seu campo sem medo, “ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra, e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?” (Rute 2:10). Ela não tinha direito algum, exceto no terreno de pura graça! Descobrimos mais tarde em sua história que a graça a incluiu até na linhagem real de Cristo, como também no caso de Raabe, de acordo com Mateus 1:5.

Nenhum de nós tem direito a nenhuma bênção, exceto pela graça de Deus. A Bíblia está cheia de história após história de Sua maravilhosa graça em alcançar os indivíduos, e o céu, por toda a eternidade, ecoará com o relato de tais histórias! Todos terão um relato único de como o Senhor os pegou, salvou e levou em segurança até a casa do Pai, e tudo por causa da graça! É de admirar que haja louvor contínuo no céu? Além disso, lançaremos nossas coroas a Seus pés, dizendo: “Tu és digno…” (Apocalipse 4:11). Que possamos compreender a total importância de Filipenses 2:13: “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. Então e somente então, teremos um pleno sentido e compreensão da graça. Não é de se admirar que John Newton tenha escrito estas palavras que ainda hoje são cantadas em todo o mundo:

Graça maravilhosa! quão doce é o som!
Que salvou um miserável como eu:
Eu estava perdido, mas agora fui achado:
Fui cego, mas agora eu vejo.

Por muitos perigos, labutas e armadilhas, já passei
Sua graça que me trouxe seguro de tão distante,
E a graça me levará para casa.

John Newton

Antes de concluir esta seção, gostaria de citar o comentário de H. L. Rossier sobre o 1 Crônicas. 

Em 1 Crônicas 4:13-15 encontramos os descendentes de Calebe, filho de Jefoné e de seu irmão Quenaz. Mas agora, nesta parte, esta genealogia está truncada.

Rossier continuou: “Devemos concluir de tudo isso que o texto de Crônicas é uma compilação humana e imprevisível e que, portanto, o valor histórico deste livro é nulo? Isto é o que os racionalistas afirmam, mas graças a Deus, a razão deles está sempre em falta quando ataca a Sua Palavra. Nenhum cristão esclarecido negará que as genealogias de Crônicas sejam compostas de fragmentos reunidos em meio à confusão geral, mas documentos sobre os quais Deus coloca Seu selo de aprovação. Assim, é verdade que diversas passagens nessas genealogias são de origem muito antiga, não mencionadas nos outros livros do Antigo Testamento.

“A genealogia fragmentada de Calebe, que citamos acima, é muito instrutiva a esse respeito. Sabemos por várias passagens das Escrituras (Números 13:6; Números 14:30 e 38; Números 32:12; Números 34:19; Deuteronômio 1:36: Josué 14:13) que favorecem Calebe, filho de Jefoné, ganhando de Deus por sua perseverança, coragem moral, fidelidade e zelo para conquistar uma porção na terra de Canaã. A aprovação do Senhor estava sobre ele, enquanto que Calebe, filho de Hezrom e de Judá, apesar de seus numerosos descendentes, não é mencionado como objeto do favor especial de Deus. Mas se as genealogias fragmentadas de Calebe, filho de Jefoné, são a prova da desordem existente, Deus coloca esses fragmentos juntos para um propósito especial, e neles encontramos um pensamento mais profundo. Calebe, o filho de Jefoné, é aquele que Deus tem particularmente em vista, como a Palavra nos ensina; ele é aquele que Ele introduz de maneira tão extraordinária na genealogia do filho de Hezrom (1 Crônicas 2:49). É em vista dele que esta genealogia está inscrita junto à de Davi, como parte da tribo de Judá, de onde vem a linhagem real. Mas que ligação tem Calebe, filho de Jefoné, cuja filha foi Acsa, com Calebe, filho de Hezrom? Aqui encontramos um fato muito interessante que talvez não tenha recebido a devida atenção. Calebe, filho de Jefoné, não era originalmente do povo de Judá. Em Números 32:12 e Josué 14:6,14 ele é chamado Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu. Da mesma forma, o irmão mais novo de Calebe, Otniel, a quem Calebe deu sua filha Acsa como esposa, é chamado “o filho de Quenaz” (Josué 15:17; Juízes 1:13; Juízes 3: 9 e 11). Agora, em Gênesis 36:11, aprendemos que Quenaz é um nome Edomita. Daí a conclusão de que, em algum momento, a família de Quenaz e, portanto, a família de Calebe, filho de Jefoné, foi incorporada às tribos de Israel, assim como tantos outros estrangeiros, como Jetro, Raabe e Rute, que em virtude de sua fé tornaram-se membros do povo de Deus. Isso explica uma frase característica em Josué 15:13: “Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judá, conforme o dito do SENHOR a Josué… esta é, Hebrom”. E em Josué 14:14, “Por isso Hebrom ficou sendo a herança de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, até o dia de hoje, porque perseverou em seguir a Jeová, Deus de Israel”.

“Assim, Calebe, que por sua origem realmente não tinha direito à cidadania em Israel, recebeu este direito em meio a Judá em virtude de sua fé e foi incorporado à família de Calebe, filho de Hezrom, como aparece em 1 Crônicas 2:49 e nas passagens já citadas em Josué. Os fragmentos preservados da genealogia de Calebe, filho de Hezrom, confirmam o lugar que Deus designou a Calebe, filho de Jefoné, e essa substituição é um dos pontos importantes para os quais o Espírito de Deus chama nossa atenção aqui.

“Para resumir, o nome de Calebe é destacado neste capítulo. Com este nome está associado o pensamento de “virtude”, isto é, de energia moral que, em vista de uma meta a ser alcançada, capacita o crente a superar obstáculos, separando-o de todo peso e do pecado que tão facilmente o confundem. 2 Pedro 1:5 (JND) diz: “Na tua fé também tens virtude”. Calebe é um exemplo disso. Com este nome são associados caracteres do mesmo calibre que o filho de Jefoné: Otniel, Acsa (1 Crônicas 4:13; 1 Crônicas 2:49); Hur (1 Crônicas 2:19, 50; 1 Crônicas 4:1, 4); Jair (embora este último mais tarde tenha perdido tudo o que sua energia adquirira inicialmente, 1 Crônicas 2:22-23); a casa de Recabe (1 Crônicas 2:55).