Portões de Neemias – O Portão de Efraim

“Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da Casa de Deus, e na praça da Porta das Águas, e na praça da Porta de Efraim” (Neemias 8:16).

O portão de Efraim está intimamente ligado ao portão das águas, que é uma figura da Palavra de Deus. Mais tarde, também o achamos conectado com vários outros portões. 

“e desde a Porta de Efraim, e desde a Porta Velha, e desde a Porta do Peixe e a Torre de Hananel e a Torre de Meá até à Porta das ovelhas” (Neemias 12:39).

Uma lição prática que podemos aprender com isso é que, quando falhamos em agir de acordo com os princípios da Palavra de Deus e saímos das “veredas antigas” (Jeremias 6:16), existe sempre um caminho de volta através do arrependimento e retorno ao que é baseado na obra do Calvário. Observe no capítulo 12:39, que este portão nos leva de volta ao Portão das Ovelhas, lembrando-nos que há sempre perdão e restauração como resultado do sacrifício do Cordeiro de Deus. Oséias disse: “Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o” (Oséias 4:17), mas havia um portão para voltar.

Baseado nos escritos de Jim Hyland