Portões de Neemias – O Portão das Ovelhas

“Então Eliasibe, o sumo sacerdote, levantou-se com seus irmãos sacerdotes, e edificaram a entrada das ovelhas; eles a consagraram” (Neemias 3:1).
O primeiro portão mencionado é o portão das ovelhas. Isso nos lembra da salvação e do trabalho de redenção realizado no Calvário. O Senhor disse: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).
É significativo que a construção deste portão fosse supervisionada pelo sumo sacerdote, falando-nos novamente da obra do nosso Sumo Sacerdote, Cristo Jesus. Não diz que teve que ser reparado como os outros portões, pois a obra de Cristo nunca falhará, nunca precisará ser repetida ou ser acrescentada algo a ela também.
De forma prática, aprendemos que todo o outro serviço na vida cristã começa no portão das ovelhas. Isto é, tornando-se uma das ovelhas do Senhor através da fé Nele, sendo capaz de dizer: “O Senhor é meu pastor” (Salmo 23:1). Caso contrário, “todas as nossas justiças são como trapos de imundícia” (Isaías 64:6).
Este portão também nos lembraria da necessidade de pastoreio. Pedro foi instruído pelo Senhor: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:16). Cada um de nós pode, de alguma forma, realizar isso cuidando de nossos semelhantes no rebanho de Deus.

Baseado no escritos de Jim Hyland