Poder anti-idade

As estatísticas indicam que os americanos gastam anualmente mais de US$ 20 bilhões em diversos produtos anti-idade que afirmam curar a calvície, remover rugas, construir músculos, revitalizar o corpo humano e renovar o poder da juventude. Esses produtos realmente fornecem todas as maravilhas que prometem nos anúncios?

Um pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Boston, diz que “não há absolutamente nenhuma prova de que qualquer produto disponível no mercado pare ou reverta o envelhecimento”. Ler isso não é muito encorajador, não é mesmo?

Mas há uma promessa de vitalidade espiritual que desafia os efeitos da idade e do tempo. Ela é encontrada nestas palavras da Bíblia Sagrada: “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Isaías 40:30-31). Isaías usou a águia como um símbolo de liberdade e resistência, mantida no alto por uma fonte de poder completamente fora de dela… exatamente como o cristão conduzido pelo poder de Cristo.

Ou seja, quando depositamos nossa esperança e confiança no Senhor, somos conduzidos pela força Dele e não pela nossa. Assim como Isaías, Davi também usou a analogia da águia quando declarou no Salmo: “Bendize o SENHOR, ó minha alma… que enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia” (Salmo 103:1, 5).

Estamos usando do poder anti-idade de Deus? Isso é prometido a todos que depositam sua confiança nEle na força do coração, no vigor do espírito e na energia da alma. Por meio do exercício da energia espiritual e do propósito do coração, podemos, com vitalidade juvenil, “correr com paciência [perseverança] a corrida que nos é proposta” (Hebreus 12:1).

Para ser renovado com energia espiritual, é preciso haver exercício espiritual. Observe o que o apóstolo Paulo diz a um jovem chamado Timóteo; “Exercite-te… em piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (1 Timóteo 4:7-8). O que estamos fazendo para manter a forma espiritual ?

Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 João 2:14).

Gastamos muita energia e disciplina tentando nos manter em boa forma fisicamente, e certamente não há nada de errado nisso, mas passamos a mesma quantidade de tempo exercitando as coisas de Deus? É por isso que frequentemente nos tornamos cristãos espiritualmente fracos e doentes. Assim como nos tornamos fracos e apressamos o processo de envelhecimento por falta de exercício natural, o mesmo ocorre com o espiritual. Que o Senhor nos dê o desejo e a motivação necessários para “renovar nossas forças” dia após dia.

Aos 85 anos de idade, Calebe pôde afirmar: “E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força” (Josué 14:11). É maravilhoso conhecer um crente idoso que ainda é vigoroso na Palavra de Deus e no caminho da fé. Também lemos sobre Moisés que “da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor” (Deuteronômio 34:7).

Baseado nos textos de Jim Hyland