O Espírito Santo

De acordo com as palavras do apóstolo Pedro, o cristão verdadeiro também tem o dom do Espírito Santo: ” E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (Atos 2:38-39). 
Esse dom do Espírito Santo não é o novo nascimento, mas algo a mais. É uma bênção singular pertencente aos crentes do tempo presente, isto é, desde o dia de Pentecostes. Não foi possuído por Abrão ou Moisés ou qualquer um dos santos do Antigo Testamento. O Espírito Santo agiu na criação (veja Gênesis 1:2 e Isaías 40:13); e desde a criação de Adão toda coisa boa que alguém já fez, tem sido obra do Espírito. 
Todo santo do Antigo Testamento nasceu do Espírito, como é claramente mostrado em João 3:3-6; pois sem este novo nascimento seria impossível para eles entrarem, ou mesmo verem, o Reino de Deus. As escrituras têm o cuidado de distinguir entre a obra de Deus e a habitação de Deus entre o seu povo. Assim nos é dito que Deus visitou Adão no jardim do Éden; mas Ele não morou lá. Mas depois que os filhos de Israel foram redimidos com sangue e pelo poder de Deus para fora do Egito (toda a sua história é uma figura para nós), então Deus disse: “Me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êxodo 25:8). E depois que o tabernáculo foi construído, Ele habitou entre eles (ver Números 5:3, etc.). 
Assim Ele atuou, embora o Espírito Santo estivesse sempre trabalhando entre o povo de Deus em todos os tempos, Ele não desceu para habitar neles até o dia de Pentecostes. Era realmente impossível que Ele assim viesse, até que a redenção fosse cumprida, e até que Jesus Cristo tivesse sido glorificado depois de concluir a obra veio fazer. “E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. 
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João 7:37-39). “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei” (João 16:7).”E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16).
Estas passagens nos mostram, sem a menor dúvida, que o Espírito Santo não veio e não pôde habitar aqui até que o Senhor Jesus tivesse sido glorificado. De fato, dois fatos maravilhosos do cristianismo: 
primeiro, que um homem está sentado no trono de Deus, este homem é, naturalmente, o Deus e homem Cristo Jesus; e 
segundo, que Deus, o Espírito Santo, como consequência do primeiro fato, desceu para habitar no povo redimido de Deus na terra. Em Atos 1:5 está escrito: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. 
O segundo capítulo dos Atos descreve como o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes; e não podemos deixar de ficar profundamente impressionado que o grande fato que aconteceu naquele dia não foi o falar em línguas, nem a conversão de 3000 almas, mas a vinda do Espírito Santo para habitar conosco para sempre. Se a presença do Espírito Santo dependesse de nossa fidelidade, teríamos O afastado há muito tempo. Mas, bendito seja Deus, Sua presença não depende disso, mas da presença do Senhor Jesus Cristo à destra de Deus, e por isso é dito: “Ele permanecerá convosco para sempre”. 
Que bênção indescritível é que o Espírito Santo habita em todos os que são verdadeiros crentes, e nunca nos deixará, mas nos conduzirá em segurança para compartilhar a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Os homens costumam dizer: “Não entristeça o Espírito, senão Ele poderá deixá-lo”. Deus diz: “não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Efésios 4:30), isto é, não entristeça o Espírito porque Ele nunca o deixará. Quão diferentes são os caminhos e os pensamentos de Deus dos caminhos e os pensamentos do homem.
Se for perguntado, Quando uma alma é selada pelo Espírito? a resposta está em Atos 10:34-48, ali mostra claramente que quando uma alma recebe o testemunho de Deus quanto ao perdão dos pecados através de um Salvador crucificado, do seu sangue derramado, mas agora ressuscitado, naquele instante a alma é selada pelo Espírito. 
Leitor, você já recebeu este testemunho? Você tem certeza de que seus pecados são perdoados assim como a existência do sol no céu? 
Qualquer coisa menor que a absoluta certeza é não acreditar em Deus. Então o Espírito Santo certamente terá selado você, vindo habitar em você para sempre, e o resultado deste selamento será que o Espírito testificará com seu espírito que você é um filho de Deus, e te ensinará a clamar: “Aba, Pai” (Romanos 8:15-16). O fato de que a maioria das orações é dirigida ao Deus Todo-Poderoso mostra inequivocamente a sensação de distância deixada nas mentes dos crentes; pois quem é selado pelo Espírito não pode senão orar ao Pai. Quão triste é então que o título “Nosso Deus e Pai”, que é invariavelmente usado nas epístolas, seja ouvido tão raramente. Leitor, como você se dirige e pensa em Deus? (Um Deus “lá no céu”, longe? – tradutor).
É impossível nestas poucas palavras entrar em todas as bênçãos maravilhosas que advêm ao cristão através da habitação e presença do Espírito Santo. Nestas linhas, há espaço apenas para falar um pouco mais sobre o assunto.
O selamento do Espírito e o Espírito dentro de nós assim como o poder da filiação já foram apontados. O Espírito é também “a unção” (2 Coríntios 1:21), em virtude do qual pertencemos a um sacerdócio real e santo (1 Pedro 2:5-9), e por meio do qual somos preservados, se ouvirmos o Seu ensinamento, de toda a falsa doutrina e das seduções dos muitos anticristos que existem ao nosso redor (1 João 2:18-27). 
O Espírito Santo é também o penhor de nossa herança (veja Efésios 1:14 e 2 Coríntios 5:5), isto é, a amostra e garantia da glória de Cristo, da qual seremos participantes. O Espírito Santo nos revela Cristo de duas maneiras; Ele traz à nossa lembrança tudo o que Cristo foi quando na terra (João 16:26), e nos faz conhecer a Sua glória presente e futura (João 16:13-15). Por meio da vinda do Espírito Santo, os corpos daqueles em quem Ele habita se tornam templos do Espírito Santo ( 1 Coríntios 6:19). 
O Espírito Santo é o poder em nós, pelo qual Cristo pode habitar em nossos corações pela fé; que, sendo enraizados e fundados em amor, possamos compreender, com todos os santos, qual seja a largura e o comprimento, a profundidade e a altura; e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que possamos ser cheios de toda a plenitude de Deus (Efésios 3:16-21). O Espírito Santo nos é dado para que possamos conhecer as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus (1 Coríntios 2:12).
De fato, embora recebamos todas as bênçãos (incluindo o dom do Espírito Santo), em virtude da obra de Cristo, ainda assim é somente pelo Espírito Santo que podemos desfrutar dessas bênçãos, e é somente através Dele que somos capacitados a andar no poder dessas bênçãos através de um mundo que expulsou nosso Senhor. Que possamos sempre agradecer a Deus com fervoroso coração por nos dar o Seu Espírito, mas não nos deixe culpar pelo erro de pedir a Deus que envie Seu Santo Espírito, visto que Ele já está aqui. Davi, em outra dispensação, poderia corretamente orar: “Não tires de mim o teu Santo Espírito”; mas não podemos orar assim sem a incredulidade. Antes da vinda do Espírito Santo, o Senhor pode dizer ao seu povo para orar para recebê-lo (Lucas 11:13); mas agora que Ele veio, Ele é dado, como já vimos, àqueles que aceitam Seu testemunho quanto ao perdão dos pecados por meio de um Cristo ressurreto. O grande fato para nós agora é que Ele está aqui; que possamos nos entregar totalmente e sem reservas à Sua orientação e ensino, reconhecendo sempre o fato de que Ele está aqui e habita em nós, os que crêem.
Baseado no texto de Sydney Long Jacob