Naum

“O fardo de Nínive. O livro da visão de Naum… Nínive está devastada” (Naum 1:1; 3:7).

Naum profetiza o destino e a destruição final da perversa Nínive entre 120 e 150 anos após a pregação de Jonas. Naquela época, toda a cidade se arrependeu e foi poupada.
Embora Deus tenha poupado uma geração, aprendemos que quando o juízo é pronunciado, Deus é sério, e embora Ele pode adiá-lo por um tempo em Sua misericórdia e graça, o juízo será executado, eventualmente, de acordo com o Seu “cronograma”. Esta é uma advertência solene para qualquer escarnecedor que se atreveria a dizer: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3:4).
Embora a profecia de Naum inicialmente teve seu cumprimento na invasão de Senaqueribe, ainda há um aspecto futuro quando o Rei do Norte será finalmente julgado, nunca mais se levantará em rebelião contra o Senhor e Seu povo novamente. Enquanto isso, podemos apreciar o versículo que diz: “O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele” (Naum 1:7).
Baseado nos escritos de Jim Hyland