Emanuel – Deus conosco

Se Deus, que é absolutamente santo, ao entrar no meio dos homens, que são completamente pecadores, qual seria o resultado? Os homens não seriam inevitavelmente destruídos? 

Existe uma história maravilhosa em Êxodo 3. Moisés apascentava o rebanho de seu sogro na parte de trás do deserto, quando olhou algo estranho. Ele viu um arbusto e aquele arbusto queimava com fogo. Isso não era nada estranho naquele deserto seco pelo sol, mas o que era estranho sobre esse arbusto era que, embora ele queimasse com fogo, não era consumido, e Moisés olhando para aquilo disse: “Agora me virarei para lá e verei esta grande visão”, e quando se aproximou daquela sarça ardente, ouviu uma voz vinda de dentro dela dizendo: “Tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa”. E Moisés descobriu que estava na presença de Deus: Deus desceu para libertar o seu povo e não para destruí-lo. Aquela sarça nos fala da humanidade caída, de você e de mim e de todos os nossos semelhantes. Pobre humanidade seca e murcha! Sem frutos, sem frescor, sem vida, nenhum amor por Deus! Nada além de pecado e ódio da Sua santa vontade! Um arbusto do deserto seco, murcho e ensolarado! O fogo nos fala de Deus, pois “nosso Deus é um fogo consumidor”. 

Mas se Deus, que é um fogo consumidor, entrar no meio da humanidade, tão seca, murcha e infrutífera, qual seria o resultado? Certamente dizemos que pode haver apenas um resultado, a humanidade seria consumida com o justo juízo de Deus. Esse é o pensamento natural; mas quando chegamos ao primeiro capítulo de Mateus, descobrimos que nossos pensamentos naturais estão errados. Deus entra no meio dos homens, e não vem para destruí-los, mas para habitar entre eles, cheio de graça e verdade; pois “Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. E assim Emmanuel tem outro nome, e esse nome é JESUS, e Jesus significa Salvador. “Chamarás o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.


JT Mawson