O Novo Testamento em Relação ao Antigo

Um molde é composto de duas partes, a frente e o verso; um se encaixa perfeitamente no outro, os dois fazem um todo completo. É assim com as Escrituras, compostas de duas partes, o Antigo e o Novo Testamento; ambos igualmente inspirados, um seria incompleto sem o outro.

Tem sido dito frequentemente que o Novo Testamento está oculto no Antigo Testamento, que o Novo Testamento está envolvido no Antigo Testamento, enquanto o Antigo Testamento é revelado no Novo Testamento.

Isto é em grande parte verdade, no entanto, veremos que o Novo Testamento deve necessariamente ir muito além do Antigo Testamento em revelação.

O Antigo Testamento é um livro de
  PROFECIAS NÃO REALIZADAS,

RITUAIS INEXPLICADOS, 

ASPIRAÇÕES INSATISFEITAS.

Um fabricante de moldes não se contentaria em fazer a frente e deixar o verso de qualquer jeito. Um sem o outro seria inútil. As duas partes, fazendo o todo, justificariam o seu trabalho. É assim com Deus. Ele não deixaria o trabalho meio finalizado. O Antigo Testamento exige um Novo Testamento. Profecia reivindica cumprimento.

O tema principal das profecias do Antigo Testamento dizem respeito à vinda ao mundo do Messias; uma Pessoa Divina, que deveria se tornar Homem, morrer uma morte expiatória e trazer bênção eterna a Seu povo. Toda a história do Antigo Testamento leva a círculos ao redor de Israel, e Israel foi escolhido em vista da vinda de Cristo ao mundo. Tudo realmente dependia Dele. Apenas uma pessoa alegou corretamente ser o cumprimento de tudo o que o Antigo Testamento apresentou, e apenas um livro afirma ser o complemento do Antigo Testamento.

O assunto que escolhemos é muito interessante e vital. Os materiais são tão abundantes, mas vamos fazer uma apresentação muito resumida desse tema. Propomos fazer isso na forma de um diálogo entre um judeu incrédulo e um cristão sincero.

J. Vocês cristãos chegaram e substituíram nossas Escrituras, que chamam de Antigo Testamento pelo seu Novo Testamento. É isso que desperta nosso profundo ressentimento. Não queremos nada com suas Escrituras. Nos recusamos a lê-las.

C. Essa recusa é justamente onde vocês cometem um grave erro. Se vocês apenas lessem o Novo Testamento, descobririam que ele não substitui o Antigo Testamento, mas, pelo contrário, o cumpre. O Antigo Testamento é citado mais de 350 vezes no Novo Testamento. Minha cópia do Novo Testamento tem 245 páginas, de modo que mais de 350 citações significam um número muito grande. Essas citações são feitas a partir de um volume inspirado com toda a autoridade do nome de Deus por trás delas, e em muitos casos são usadas para estabelecer a doutrina cristã. Como você pode dizer que o Novo Testamento suplanta o Antigo Testamento, quando você nunca abriu suas páginas?

Ouça as palavras do Messias, a quem sua nação crucificou: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra” (Mateus 5:17-18).

J. Você diz que Cristo veio para cumprir a lei e não para coloca-la de lado. Ouvi dizer que Ele colocou Sua autoridade acima da lei, que Ele diz a Seus ouvintes que a lei diz isto e aquilo, mas que “eu digo a você”, colocando assim o que Ele disse acima da lei.

C. Novamente você fala com base em boatos. Por que não lê por si mesmo? O que você objetou veio no mesmo discurso em que nosso Senhor disse que Ele não veio para destruir a lei, mas para cumpri-la. Se você estudasse o mais maravilhoso Sermão da Montanha, descobriria que a lei não é posta de lado, mas é levada a uma espiritualidade mais profunda, um código de conduta que não anulou a lei, mas foi além dela, e ainda manteve toda a sua integridade.

Que um exemplo seja suficiente, nesse sermão quando nosso Senhor usou setes vezes a expressão: “Eu vos digo”. “Tendes ouvido que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração adulterou com ela (Mateus 5:27-28). Onde está a anulando a lei? Não, Ele confirmou ela. A lei se contentava em proibir o ato real, o Senhor foi mais longe, e não apenas proibia o ato exterior, mas o desejo interior.

Mais do que isso, se o Senhor perdoou pecados, Ele deveria manter os justos requisitos da lei encontrando sua maldição na cruz. Não passou um jota ou til da lei, mas Ele a cumpriu. Nós lemos: “Cristo nos remiu da maldição da Lei, tornando-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que é pendurado no madeiro” (Gálatas 3:13). Nunca houve uma prova maior de que nosso Senhor mantinha a lei do que quando Ele voluntariamente se submeteu à sua maldição, sabendo muito bem o que aquela terrível provação significaria, para que “a graça reinasse pela justiça para a vida eterna” (Romanos 5:21).

Oh! é uma história maravilhosa e você está perdendo a bênção dela. Não estimula seu coração pensar que todo cristão adora Um do seu povo? Ele é infinitamente mais do que um homem, Ele mesmo, “o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre” (Romanos 9:5), caso contrário, a adoração seria impossível, pois não podemos adorar a ninguém, senão a Deus. Nosso Cristo é o Jeová do Antigo Testamento, Ele é o cumpridor de todas as profecias concernentes aos Seus sofrimentos, enquanto esperamos que Ele seja o Cumpridor das“glóriasapós estes sofrimentos” (1 Pedro 1:11). Todas as nossas esperanças cristãs estão centradas n’Ele, a quem a mulher de Sicar bem reconheceu a princípio como judeu, mas no final como o Messias, o Filho de Davi verdadeiramente, um Homem, mas o Senhor de Davi, uma Pessoa Divina, Deus Filho.

J. Ah! aí está você. Vocês cristãos tomam como certo que o seu Cristo era o Jeová do Antigo Testamento. Como você pode provar isso? Tudo depende da resposta a essa pergunta. Se você puder provar que o Jesus do Novo Testamento é o Jeová do Antigo Testamento, então eu devo forçosamente ser cristão.

C. Essa é uma boa pergunta. Ela vai resolver mil dificuldades. O Senhor voltou-se para as Escrituras do Antigo Testamento como prova de Sua divindade. Quando Ele exigiu dos fariseus, que estavam familiarizados e professavam acreditar nas Escrituras do Antigo Testamento, “Que pensam de Cristo? De quem Ele é Filho?”. Eles responderam: “O Filho de Davi”. Ele então usou Salmo 110:1, e fez outra pergunta: “Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Porque o próprio Davi disse no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha mão direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Assim, pois, Davi lhe chama Senhor, e como é ele seu filho? (Mateus 22:41-46). O Senhor que, como homem, viveu séculos depois do tempo de Davi, existia antes dele. Ele era, portanto, uma Pessoa Divina e, no entanto, era o Filho de Davi. Este Salmo prova conclusivamente que o Messias provaria ser tanto Deus como Homem, uma pessoa, o Senhor de Davi e o Filho de Davi. Mas só isso não identificaria Jesus como o Messias.

Mas examine o registro de Cristo, o registorprova abundantemente que Ele era o Senhor de Davi e o Filho de Davi. O Antigo Testamento não nos disse que o Messias, “cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miquéias 5:2) deveria nascer em Belém? Cristo nasceu em Belém. As Escrituras não afirmaram que Ele nasceria de uma virgem (Isaías 7:14)? Cristo nasceu de uma virgem. O que significava todo o sangue que fluía nos altares judaicos? Cada sacrifício não profetizava a vinda do grande sacrifício de Cristo na cruz? Sua vida pública não foi marcada por um fluxo constante de milagres, em quantidade e tipo que nunca haviam sido vistos antes? Ele não leu Isaías 56 na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor Lucas 4:18-19)? Ele não acrescentou: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos (versículo 21)?

E acima de tudo, a ressurreição de Cristo prova que Ele é o Jeová do Antigo Testamento e o Salvador do Novo Testamento. Lemos que Aquele que “nasceu da descendência de Davi segundo a carne” foi “declarado o Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos” (Romanos 1:24). A ressurreição dos mortos era um ato de poder divino e não poderia ser outra coisa. Os apóstolos testificaram que Deus ressuscitou Jesus dos mortos. A ressurreição foi historicamente provada por testemunho irrefutável, e Ele próprio provou que Deus colocou Seu selo em tudo o que Cristo foi, disse e fez, especialmente a grande obra da expiação na cruz.

O Senhor disse aos fariseus: “Antes de Abraão, Eu Sou”. Se essa afirmação não fosse verdadeira, Ele era um enganador e Deus nunca teria levantado um enganador dos mortos. A ressurreição prova que essa e todas as outras declarações de Cristo eram verdadeiras. Ele constantemente afirmou ser divino, a única fonte de bênção para o mundo. Ele afirmou que Sua morte seria uma necessidade para que os homens fossem abençoados; Sua ressurreição, tinha obrigatoriamente que acontecer.

Houve muitos que afirmaram ser o Messias, tiveram uma ascensão meteórica, poucos seguidores e suas pretensões logo descobertas. Não é assim com Cristo. Por quase dois mil anos Ele é reverenciado e crido por milhões.

J. Você certamente percorreu um longo caminho para me convencer da verdade do cristianismo. Você me deu uma nova visão do Novo Testamento. Eu pretendo estudá-lo com cuidado. Eu quero conhecer a verdade.

C. Fico feliz em ouvir você dizer isso. Mas deixe-me fazer algumas observações gerais sobre o assunto. Vamos pegar o resumo de toda a raça humana, nos é dito em Romanos 3:23 que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Nenhum judeu poderia ser excluído dessa declaração para condenação que é apresentada em um mosaico de textos extraídos de suas Escrituras do Antigo Testamento. Você encontrará essa citação no Salmo 5:9 ; 10:714:3 ; 140:3 ; Provérbios 1:16. Não é possível dizer que o Novo Testamento suplanta o Antigo Testamento. É mais como o andar de um prédio. O andar superior não suplanta o andar inferior, o andar superior repousa sobre ele. Ele leva o edifício para uma posição mais elevada. Essa é uma ilustração da relação entre os dois Testamentos.

Pegue a Epístola aos Hebreus.

J. O que é isso? Eu nunca ouvi falar.

C. Não, porque em sua loucura até agora se recusou a ler o Novo Testamento. Leia a Epístola aos Hebreus e verá que é impossível entender esse livro a menos que você entenda boa parte de Gênesis, Êxodo e Levítico, e algo da história de Juízes e Samuel. Pegue as figuras do Antigo Testamento que são usadas ​​nesta epístola para ilustrar a doutrina cristã: Abraão, Moisés, Aarão e Melquisedeque. Pegue as coisas – o tabernáculo, o lugar santo, o santo dos santos, o véu, o candelabro de ouro, a mesa dos pães da proposição, a arca, os sacrifícios de touros e de bodes. Pegue os homens e mulheres para ilustrar o caminho da fé, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Sara, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas. Pegue os lugares para ilustrar a verdade, Sinai, Sião.

Pegue a Epístola aos Gálatas. É impossível entender essa epístola sem conhecer Gênesis e Êxodo. Nela é mostrada a prioridade da graça sobre a lei em que Abraão recebeu o pacto da promessa, que em sua semente todas as nações deveriam ser abençoadas, 430 anos antes da lei ser dada, enquanto em Romanos é dito, “ele recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando não era circuncidado; para que fosse ele pai de todos os que crêem, ainda que não sejam circuncidados (Romanos 4:11).

Você pode ver que foram as Escrituras do Antigo Testamento que prepararam o caminho para a proclamação do evangelho no Novo Testamento: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Jeová não era um mero deus tribal para uma pequena nação como Israel, mas o Deus de toda a terra.


Com certeza não dissemos o suficiente sobre este tema profundamente interessante. Apenas arranhamos a superfície, enquanto abaixo está uma verdadeira mina de riquezas. Teremos sido recompensados ​​se você for encorajado a cavar para buscar tesouros escondidos.

A Bíblia não é uma mera coleção de livretos, mas um organismo, vivo, crescente. Vemos a profecia depois que a profecia se cumpriu; figura após figura e mais do que cumprimento no glorioso Antítipo, o Senhor Jesus Cristo; aspirações satisfeitas. A finalidade é encontrada em Cristo. Ele é seu compatriota de acordo com a carne, mas Ele é infinitamente mais, e em Sua ressurreição e ascensão colocou as coisas alinhadas da nova criação, de modo que o apóstolo Paulo exclama: “ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo (2 Coríntios 5:16).

Que você possa honrar suas Escrituras do Antigo Testamento seguindo o caminho claramente marcado para o Novo Testamento, e acima de tudo para CRISTO. Toda a nossa esperança está nEle.

AJ Pollock