A Presença e Poder do Espírito Santo – George Davison

Respostas para nove perguntas de grande importância para todos os verdadeiros crentes.

Você recebeu o Espírito Santo?
Ele habita em todos os crentes?
O que significa ser selado pelo Espírito Santo?
Podemos entristecê-lo?
O que significa andar no Espírito?
O que significa ser guiado pelo Espírito?
O que significa “cheio do Espírito Santo”?
Qual é o pecado imperdoável?
Pode um crente blasfemar contra o Espírito Santo? 

No primeiro capítulo do livro de Atos, temos o registro de nosso Senhor retornando ao céu do qual Ele desceu quando veio a este mundo em sua humanidade. Ele havia revelado Deus em Sua vida enquanto caminhava por essa terra; e efetuou a redenção pela morte do Seu corpo santo e derramando Seu precioso sangue. Agora com sua obra realizada, prestes a deixar este mundo e “exaltado, pois, pela destra de Deus” – Atos 2:33. Antes de se separar de Seus discípulos, disse a eles que quando tomasse Seu lugar no céu, Ele enviaria o Espírito Santo a eles para que pudessem representá-Lo neste mundo. Antes da crucificação, assegurou aos discípulos que Ele enviaria o Espírito para eles – João 15:26 – e agora, depois de Sua morte na cruz, Ele reafirma essa promessa exatamente quando está prestes a deixá-los e ser levado ao céu – Atos 1:11. Nisto temos a promessa do Espírito Santo.

Passando para Atos 2:1-4, vemos essa promessa sendo cumprida no dia de Pentecostes, uma palavra que significa cinquenta dias. Lemos que o Senhor andou com eles quarenta dias depois de Sua ressurreição, Atos 1:3, e dez dias depois de ter sido levado ao céu, temos o dia de Pentecostes, cinquenta dias, uma referência a Levítico 23:16 . Neste dia, lemos que o Espírito Santo desceu com força e encheu cada um reunido naquele cenáculo, cento e vinte deles como registra Atos 1:15. Este grande evento marcou o início do cristianismo neste mundo. O próprio Senhor fizera a preparação para isso enquanto esteve neste mundo e foi estabelecido pela vinda do Espírito “e todos foram cheios do Espírito Santo”.

Fluindo deste maravilhoso começo, o apóstolo Pedro, apoiado pelos outros, levantou-se e pregou o evangelho no poder do Espírito, exortando o povo a se converter em arrependimento para com Deus e a aceitar ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, assegurando que, se fizessem dessa maneira, também receberiam o dom do Espírito Santo (Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo – Atos 2:38). A ordem simples neste versículo é arrependimento, perdão dos pecados e dom do Espírito Santo. O arrependimento é para com Deus; remissão ou perdão, como a palavra significa, é pela obra de Cristo, e então segue o dom do Espírito Santo, ou Espírito. Os tradutores usaram as duas palavras, mas são exatamente as mesmas.

É evidente a partir deste versículo que ninguém pode ter o dom do Espírito até que seus pecados sejam primeiro remidos, e a única base na qual Deus perdoará qualquer um de seus pecados é por aquela pessoa individualmente aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Pedro assegurou ao povo que Deus oferece o perdão para todo o mundo – mas deve ser aceito pela fé. Ninguém pode culpar a Deus se não possuir esse perdão, pois Ele o declara a todos (Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chama – Atos 2:39). Para possuir este dom maravilhoso, devemos assegurá-lo por nós mesmos, voltando-nos para o Senhor Jesus em nossa necessidade e dizendo como o escritor de hinos sugere:

“Jesus, eu confio em Ti, confio em Ti com minha alma;
culpado, perdido, e desamparado,
Tu podes me tornar completo;
Tu morreste pelos pecadores, portanto, Senhor, por mim”.

Somente aqueles que confiam, creem, em Jesus como seu Salvador desfrutam do perdão dos seus pecados. Após o perdão, recebemos o dom do Espírito Santo. Como uma leitura cuidadosa pode demonstrar, este capítulo é bastante claro sobre esses assuntos.

Nossa segunda pergunta é: “Ele habita em todos os crentes?” Para responder a isso, selecionamos duas passagens dentre muitas que provam que o Espírito Santo de fato habita em todos os crentes. A primeira está em Efésios 1:13 – “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Aqui está mais uma prova de que aqueles que creem no evangelho recebem o Espírito Santo. Nesta passagem muito depois do dia de Pentecostes, o apóstolo Paulo assegura a esses crentes em Éfeso que eles receberam o dom do Espírito Santo depois de terem crido no evangelho.

A segunda está em 1 Coríntios 12:13 , novamente observado, escrita muitos anos após o Pentecostes. “Todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. Não deve haver nenhuma dúvida em nossas mentes de que todos os que têm seus pecados perdoados aceitando a Cristo como seu Salvador, têm o dom do Espírito Santo. Ele habita no coração de todo crente e habita ali para sempre (E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre – João 14:16).

O que significa ser selado pelo Espírito Santo?

Podemos entristecê-lo?

Um selo é uma marca de identificação e propriedade. Selado pelo Espírito não é que o Espírito coloque uma marca em nós, mas sim que Ele mesmo é o selo que habita nos corações de todos os que creem. Isso é claramente ensinado em Efésios 1:13-14 – “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória”. Novamente, em 2 Coríntios 1:22 , “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações”. Aqui, mais uma vez, aprendemos que o Espírito habita em nossos corações, sendo o selo divino de que pertencemos a Deus.

Nossa segunda pergunta nesta seção é: “Podemos entristecê-lo?” A Escritura citada no parágrafo anterior nos assegura que estamos selados “para redenção da possessão de Deus”, isso significa até a vinda de nosso Senhor para receber Sua herança. Novamente lemos em João 14:16: “Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”. Uma vez que o Espírito ocupa Sua morada no coração de um crente, Ele permanece lá. Dificilmente podemos pensar à luz de ambas as passagens que Ele poderia ser entristecido. No entanto, podemos entristecê-lo e, por isso, em Efésios 4:30 somos exortados a não fazê-lo. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”. Tomando este versículo em seu contexto dos versículos 25 a 32 de Efésios 4, parece que podemos entristecer o Espírito
ao mentir;
com um temperamento descontrolado;
cedendo às tentações do diabo;
roubando;
com palavras torpes;
amargura;
ira;
gritaria e
reclamações.

Ele habita em nossos corações para nos preservar de todas essas coisas. Podemos mentir para o Espírito como lemos em Atos 5:4-9 “Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti”. Podemos extinguir o Espírito como registrado em 1 Tessalonicenses 5:19, e podemos entristecer o Espírito como nesta passagem citada, mas Ele permanece no coração do crente para sempre.

O que significa andar no Espírito?

O que significa ser guiado pelo Espírito?

O que significa ser “cheio do Espírito Santo”?

Para uma resposta à primeira pergunta, vamos ler Romanos 8:1-4 “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

“Nenhuma condenação” é o fruto da obra de Cristo (versículo 1),

“Vida” é o fruto da obra do Espírito (versículo 2),

“Pecado condenado” é o fruto da obra de Deus, versículo 3,

“Andar” é o fruto dos crentes, versículo 4.

A sequência aqui é, o que Cristo fez, então, o que o Espírito fez, então, o que Deus fez, então, o que fazemos. Nosso andar segue o trabalho de cada Pessoa Divina para nos adequar ao caminho cristão através deste mundo. Nos é dito no versículo 4 que andar segundo o Espírito nos capacitará a cumprir os justos requisitos da lei. Estes foram resumidos por um doutor da lei e aceitos por nosso Senhor como sendo, amor a Deus de um lado e amor ao próximo do outro (E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás – Lucas 10: 26-28). Isso significa que devemos primeiro dar a Deus o que é de Deus e fazer ao nosso próximo o que é correto para com ele. Isso é “andar ou caminhar em Espírito”. Muitos outros detalhes podem ser reunidos de outras partes da Escritura, mas fazer o que é certo tanto para Deus quanto para o homem é a evidência de um crente andando no Espírito.

Ser guiado pelo Espírito também é mencionado em Romanos 8:14, “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Essa palavra traduzida como “guiados” tem muitas aplicações, mas a ideia principal aqui é “cuidar”. O Espírito cuida de nós, levando-nos a caminhos certos e com tal guia manifesta que somos “filhos de Deus”. Um príncipe, enquanto ele é uma criança, está sempre sob os cuidados de um tutor que sabe como o príncipe deve se comportar de acordo com sua posição na vida. Ele deve agir em todos os momentos como o filho de um rei. Da mesma forma, o Espírito habita em nossos corações nos instruindo quanto à nossa conduta, porque somos “filhos de Deus”. Temos a voz viva do Espírito em nossos corações, que sempre procura nos guiar, liderar ou nos ensinar porque somos “filhos de Deus”. Assim somos guiados pelo Espírito.
Ser cheio do Espírito é descrito em Efésios 5:18-21 – “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”.

“E não vos embriagueis com vinho… mas enchei-vos do Espírito” versículo 18.

Um homem cheio de vinho faz coisas que ele não faria quando sóbrio; sob o poder do vinho, ele exibe outra personalidade. Assim, um homem cheio do Espírito exibe outro caráter bem diferente do que o marcou antes de possuir o Espírito. Quando cheio do Espírito, ele falará sobre as coisas de Deus na linguagem das Escrituras.

“Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais”, versículo 19.

Ele estará seguindo pelo caminho cristão regozijando-se, “cantando”. versículo 19.

Seu coração estará em sintonia com o Senhor, “cantando e salmodiando ao Senhor”. versículo 19.

Ele será sempre grato como um recipiente da graça e misericórdia de Deus, “Dando sempre graças”, versículo 20.

Ele estará sujeito e não irá querer afirmar sua vontade, “sujeitando-vos uns aos outros”, versículo 21.

Estas são algumas das marcas de um crente cheio do Espírito.

Qual é o pecado imperdoável?

Pode um crente blasfemar contra o Espírito Santo?

“Mas os fariseus, ouvindo isso, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus. Ou como pode alguém entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando, então, a sua casa? Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” – Mateus 12:24-30.

Neste trecho lemos o que esse pecado imperdoável realmente é. Está em atribuir as obras de Deus ao poder demoníaco. Belzebu era considerado como o príncipe dos demônios e os fariseus diziam que nosso Senhor era capacitado por ele para fazer essas obras poderosas. Por duas vezes eles O acusaram disto, Mateus 9:34 e novamente aqui em Mateus 12:24 . O Senhor acabara de curar um homem cego e mudo e eles disseram que esse bom trabalho foi feito por má influência. O que pode ser feito com pessoas que atribuem as obras de Deus à influência satânica? Este julgamento pronunciado por nosso Senhor veio sobre eles no apedrejamento de Estevão, que os acusou de sempre resistir ao Espírito Santo, isso está em Atos 7 . Este é o único pecado que não será perdoado, “Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens” – Mateus 12-31.

“Pode um crente blasfemar contra o Espírito Santo?” Respondemos com toda a certeza, NÃO. Ter o Espírito habitando em seus corações os coloca imediatamente além deste perigo. Muitos que falharam de alguma forma em seu serviço para o Senhor tiveram o diabo dizendo-lhes que cometeram o pecado imperdoável, mas há apenas um pecado imperdoável e não é o fracasso de um crente. É um ataque diabólico ao poder do Espírito de Deus e nenhum crente poderia ser culpado disso. O próprio Senhor disse “não será perdoado”. Não, é esse pecado e somente ele. Perguntar a qualquer crente, como de fato temos feito com alguns que pensaram que haviam cometido o pecado imperdoável: “Você já disse que a obra de Deus é a obra do diabo?” Em todos os casos, a resposta foi NÃO. Como alguém que tem o Espírito pode blasfemar contra ele? São fariseus, dos quais o Senhor disse: ” “Vós tendes por pai ao diabo”, João 8:44 , que são culpados desse pecado, mas nunca um simples crente em nosso Senhor Jesus Cristo.

Para resumir estas questões. Todos os crentes têm o Espírito Santo e Ele permanece com eles para sempre. Ele é o poder pelo qual nós servimos a Deus e Ele permanecerá em nossos corações até a vinda de nosso Senhor. Que possamos andar constantemente no Espírito e assim estar neste mundo de modo agradável ao nosso Deus.