A ETERNA SEGURANÇA DO CRENTE

 

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INTRODUÇÃO

No mundo Cristão de hoje (Cristandade), toda doutrina fundamental concernente à Pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo está sob ataque ou está sendo minada por falsos ensinamentos. A doutrina da eterna segurança do crente não é exceção. Embora essa verdade seja ensinada claramente nas Escrituras, muitos Cristãos sinceros estão confusos sobre isso.

É dito que depois que uma pessoa recebe o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, ela poderia perder sua salvação e tornar-se perdida novamente ao permitir o pecado em sua vida. Assim, a salvação do crente se torna algo condicional e depende de como ele se comporta depois de ser salvo. Um velho pregador da segurança condicional (erroneamente) disse: “Ir para o céu é como andar de bicicleta. Quando você crê no evangelho, o Senhor o coloca nela, mas você precisa pedalar. Se você parar de pedalar, vai cair e não chegará lá!” Essa ideia equivocada ensina que o crente deve fazer sua parte para garantir que chegue ao céu; sua salvação, portanto, depende de suas obras. Esta é uma clara negação da Escritura (Rm 4:1-8; Ef 2:8-9; Tt 3:5, etc.). Essa falsa doutrina é um grave erro, pois mina a graça de Deus e a obra consumada de Cristo, além de aviltar o caráter impecável de Deus.

Nosso desejo neste livreto é apresentar os claros ensinamentos da Escritura sobre este assunto, para que não haja dúvida sobre a eterna segurança do crente. E então, olhar para algumas das principais Escrituras que são erroneamente usadas para apoiar a falsa doutrina da segurança condicional e explicar o que esses versículos realmente significam, para que nossos leitores vejam o erro nessas interpretações equivocadas.

ESCRITURAS QUE ENSINAM A ETERNA SEGURANÇA DO CRENTE

LUCAS 15:3-6

“E Ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo; e, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”.

Esta parábola do pastor que encontrou sua ovelha perdida é uma figura do Senhor Jesus em Sua obra de buscar e salvar almas (Lc 19:10). “Ombros”, na Escritura, falam de força. Como é bonito ver que é onde as ovelhas perdidas são colocadas depois de serem encontradas! Isaías 9:6 nos diz que no Milênio o governo de todo o mundo estará no “ombro” (JND e KJV mostram esta palavra no singular) do Senhor, mas aqui o crente é visto descansando em segurança em Seus “ombros” (plural). Isso fala da dupla segurança que temos em Cristo. Estamos salvos e seguros em Sua salvação.

Nota: O pastor desta parábola não largou a ovelha recém-encontrada na metade do caminho de casa e disse-lhe: “Você deve fazer a sua parte agora e caminhar corretamente até o fim do caminho de volta para casa. E se você não fizer isso, eu não vou deixar você entrar”. Não! Ele levou a ovelha por todo o caminho para casa. Isso nos diz que temos um Salvador em todo o caminho para casa! Aqueles que Ele salva, os leva por todo o caminho até o céu.

JOÃO 6:37

“Tudo o que o Pai Me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira alguma o lançarei fora”.

Aqui, o Senhor disse que Ele “de maneira alguma” lançaria fora qualquer um que viesse a Ele para ser salvo. Esta é uma declaração clara da Escritura que não pode ser interpretada de nenhuma outra maneira lógica. Significa o que diz. Simplesmente não há nada que o crente possa fazer ou dizer que fizesse com que o Senhor o lançasse fora depois que viesse a Ele para a salvação. Ele prometeu com Sua Palavra que não fará isso; fazê-lo seria voltar atrás na Sua promessa (Nm 23:19).

JOÃO 6:39-40

E a vontade do Pai, que Me enviou, é esta: que nenhum de todos aqueles que Me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daqu’Ele que Me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia”.

Esses versículos afirmam que o Senhor não perderá nenhum daqueles que o Pai Lhe deu. Isso significa que toda pessoa que o Senhor salva e começa o seu caminho para o céu, chegará lá no final. Nenhum deles se perderá no caminho! Compare também João 17:12.

JOÃO 10:28-29

“Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das Minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de Meu Pai”. O próprio Senhor diz claramente: “nunca hão de perecer”. Se pudermos aceitar Deus em Sua Palavra, não precisamos ir além disso. Todo crente pode ter certeza do que o Senhor disse aqui – “nunca hão de perecer”. Não há realmente outra maneira de se interpretar esses versículos a não ser simplesmente considerá-los como verdadeiros. Nenhum Cristão sóbrio poderia obter qualquer coisa desta passagem, a não ser o que ela diz claramente. No entanto, alguns nos dizem que, quando Deus diz “nunca”, Ele não está, na realidade, querendo dizer nunca – mas, que existem condições relacionadas a isso. Porém, isso não é o que o Senhor diz aqui.

Estes versículos não apenas mostram que o crente está seguro na “mão” do Senhor, mas também que está salvo e seguro na “mão” de Deus, o Pai! Mais uma vez, isso mostra que o crente está duplamente seguro. O Senhor diz que “ninguém pode arrebatá-las” dessa segurança. No entanto, diante dessas afirmações claras, há alguns que nos dirão que, enquanto nenhuma outra pessoa pode arrancar um crente da mão do Senhor, o crente pode arrancar a si mesmo. Isso não é senão uma negação clara do que a Escritura afirma. Ela diz: “Ninguém”. Não é o crente alguém? A versão King James diz: “Nenhum homem as arrebatará da Minha mão”. Mas a palavra “homem” realmente não deveria estar no texto. É mais amplo do que apenas homens. A ideia é que nenhuma criatura – homem ou demônio – pode tirar uma das ovelhas do Senhor daquele lugar de eterna segurança. Dizer que alguém pode ser arrancado da mão do Pai é dizer que alguma criatura é mais forte do que o próprio Deus!

Um tipo encantador dessa dupla segurança é encontrado em Êxodo 26:15-17. O tabernáculo pode ser tomado como um tipo da casa de Deus hoje, que é composta de crentes (Ef 2:20-21; Hb 3:6; 1 Pe 2:5). As “tábuas” do tabernáculo são um tipo dos crentes individualmente. Elas foram mantidas no lugar por “dois encaixes” (ARA) que as prendiam uma à outra e eram encaixadas na base de prata. A prata, sabemos, é um tipo da redenção na Escritura. Portanto, é uma imagem do crente repousando na redenção de Cristo. Vale ressaltar que a palavra “encaixes” poderia ser traduzida como “mãos” (nota de rodapé na KJV e na JND) e, portanto, sugere que as duas mãos do Pai e do Filho, em João 10:28-29, estão mantendo o crente em segurança na redenção do Senhor Jesus Cristo.

JOÃO 14:16

E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará Outro Consolador, para que fique convosco para sempre”.

Quando o Espírito de Deus vem habitar no crente por receber a Cristo como seu Salvador, a Escritura diz que o Espírito estará com ele “para sempre”. Se o crente pudesse perder sua salvação, o Espírito teria de Se afastar dele, mas tal nunca acontecerá, porque o Senhor disse que estará com ele “para sempre”.

ROMANOS 6:23 E 11:29

Comparando Romanos 6:23, que diz: “O dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”, com Romanos 11:29, que diz: “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento”, vemos que Deus não dá um dom e depois o toma de volta. “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar” (Ec 3:14).

ROMANOS 8:30-39

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aqu’Ele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes, O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus Quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo Quem morreu ou, antes, Quem ressuscitou dentre os mortos, o Qual está à direita de Deus, e intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aqu’Ele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”

O apóstolo fala do propósito de Deus em salvar os eleitos. Estes que Deus “dantes conheceu” (v. 29), lhes “predestinou” a um lugar de bênção com Cristo, os “chamou” pelo evangelho e os “justificou” ao crerem no evangelho. Então, ele acrescenta que aqueles que foram justificados também os “glorificou”. Eles alcançarão a glória com Cristo no final! Esses são cinco grandes elos do propósito divino que não podem ser quebrados. Ele não permite a possibilidade de que alguns sejam justificados e não sejam glorificados. Todos os eleitos alcançarão a glória no final.

Então, nos versículos 31-35, o apóstolo faz sete perguntas que enfatizam a impossibilidade de que qualquer criatura – seja homem ou diabo – possa frustrar Deus em Seu propósito de abençoar aqueles a quem Ele predestinou. Ele fala de sete coisas externas no versículo 35 e de dez coisas invisíveis nos versículos 38-39 – todas as quais não são capazes de tirar uma pessoa a quem Deus predestinou, de sua bênção em Cristo. Perguntamo-nos: Como alguém, ao ler esta passagem da Escritura, poderia pensar que um Cristão poderia se perder depois que Cristo o salvou?

1 CORÍNTIOS 1:7-8

“Esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Esta passagem afirma que os crentes no Senhor Jesus serão confirmados “até o fim” por ninguém menos que Ele próprio. Ele os mantém seguros até o fim. É impressionante quando consideramos a quem o apóstolo está escrevendo – aos coríntios! Esses Cristãos eram culpados de todos os tipos de pecados e fracassos. Se houvesse algum Cristão em perigo de perder a salvação, você pensaria que teria sido um deles.

1 CORÍNTIOS 3:13-17

A obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.

O apóstolo fala de três tipos de trabalhadores na casa de Deus, distinguindo-os pelas palavras: “Se alguém. O primeiro é um Cristão que serve bem e edifica de acordo com a vontade de Deus. Ele diz: “Ele receberá galardão”. O segundo trabalhador é um Cristão que não serve de acordo com a vontade de Deus. Diz que ele “sofrerá detrimento” – mas não a perda de sua salvação. Ele ainda será “salvo; todavia, como pelo fogo”. É claro a partir disso que um verdadeiro crente que não se comporta bem, perde sua recompensa, mas não sua salvação.

O terceiro trabalhador é aquele que simplesmente professa ser um Cristão e continua no lugar de um servo Cristão, mas não é um verdadeiro crente. Ele diz: “Deus o destruirá” – que é estar sob o julgamento de Deus.

1 CORÍNTIOS 5:5

“Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus”.

Este versículo nos mostra que, se um crente andar em pecado, estará sob a disciplina punitiva de Deus, mas seu “espírito” ainda será “salvo no dia do Senhor Jesus”. Se ele viver nos “prazeres temporários do pecado” (Hb 11:25 – JND), terminará com uma alma salva, mas uma vida perdida.

As pessoas que defendem a falsa doutrina da segurança condicional falam sobre o grau de pecado em que uma pessoa deve cair para perder sua salvação. Bem, você poderia sobrepujar o pecado dessa pessoa entregue a Satanás? No entanto, é dito que o “espírito” dela seria “salvo no dia do Senhor Jesus”.

EFÉSIOS 1:13 E 4:30

“Em Quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”.

Este versículo nos diz que quando somos salvos, somos selados com a habitação do Espírito de Deus em nós (At 5:32; Rm 5:5; 1 Ts 4:8). Efésios 4:30 acrescenta que somos “selados para o dia da redenção”. O aspecto da redenção neste versículo é o de nossos corpos quando o Senhor vier para os seus – o Arrebatamento (Rm 8:23). Redenção significa não apenas ser “comprado de volta”, mas também “libertado”. Nossas almas são atualmente redimidas (Rm 3:24; Ef 1:7); mas naquele dia, todo o nosso ser será libertado dos efeitos do pecado e seremos glorificados como Cristo (Rm 8:30; 1 Jo 3:2; Fp 3:21). Isso significa que o Espírito de Deus, que nos sela ao crermos, nunca Se afasta durante toda a nossa vida. Ele está conosco para sempre, desde o momento em que somos salvos até o momento em que formos glorificados e levados para o céu.

FILIPENSES 1:6

“Tendo por certo isto mesmo: que aqu’Ele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará [há de completá-la – ARA] até ao Dia de Jesus Cristo.”

Aqui, aprendemos que quando Deus começa uma obra em uma pessoa e a salva, Ele “há de completá-la”. Nenhuma das obras que Deus Se compromete a realizar será deixada por fazer; isso inclui a salvação. Se Ele começar uma obra em alguém, Ele vai terminá-la e trazer essa pessoa a salvo para o céu.

HEBREUS 13:5

De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (ARA).

Não há, claramente, nenhuma condição ligada a esta promessa do Senhor. Ele vai nos manter Consigo mesmo e, como isso será no céu, então estaremos lá também!

HEBREUS 10:14

“Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados”.

Os “santificados”, aqui, são aqueles a quem Deus separou para Si mesmo por meio do novo nascimento (1 Co 6:11; 2 Ts 2:13; 1 Pe 1:2). Por sua fé na obra consumada de Cristo, estes, em quem Deus iniciou uma obra (Fp 1:6), são aperfeiçoados quanto à sua “consciência dos pecados” (Hb 9:9, 10:1-2). Por isso, eles recebem paz e a certeza de sua salvação. Observe que essa obra de aperfeiçoar a consciência do crente é “para sempre”. Não diz: “Aperfeiçoados… até que falhem no caminho da fé”, mas “aperfeiçoados para sempre”.

1 PEDRO 1:5

“Que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação prestes a se revelar no último tempo”.

Esta passagem está falando de como Deus reservou uma herança no céu para os crentes, e que eles estão sendo “guardados” para ela, enquanto aqui na Terra, “pelo poder de Deus”. O aspecto da salvação mencionado aqui não é o da salvação da alma quando alguém crê no evangelho, mas sim, da salvação que o crente recebe no final do caminho. Quando o Senhor vier (o Arrebatamento), Ele nos salvará deste mundo de corrupção, levando-nos para o céu (Rm 13:11; 1 Ts 5:9; Hb 9:28). É uma misericórdia que todo Cristão sóbrio procura (Jd 21). Este versículo em 1 Pedro afirma claramente que somos mantidos pelo poder de Deus até aquele momento.

1 JOÃO 2:1

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

Este versículo nos diz que se um crente de alguma forma pecar e falhar no caminho, o Senhor Jesus trabalha como seu Advogado para trazê-lo de volta à comunhão com Deus o Pai. Um advogado é aquele que lida com todos os assuntos de seu cliente. Como nosso Advogado, o Senhor assume nossa causa diante de Deus, o Pai, para nos restaurar. Ele aponta para o sangue primeiro e, por assim dizer, afirma: “Eu paguei por esse pecado” – que é a força da “propiciação” (v. 2). Então Ele vai agir em nossa consciência para produzir arrependimento, que nos leva a uma confissão do que fizemos de errado, por meio do que somos restaurados à comunhão (1 Jo 1:9). Sem o Seu trabalho como Advogado, nenhum crente jamais voltaria e seria restaurado. Temos muito que agradecer ao Senhor!

Observe que Sua defesa é “com o Pai”. Isso implica que, enquanto o elo de comunhão foi quebrado, o elo de relacionamento que o crente tem com Deus como seu Pai ainda permanece. Deus ainda é seu Pai! Quando uma criança em nossa família não se comporta adequadamente, ela não deixa de fazer parte da família e assim é também na família de Deus. O que comete erro ficará sob castigo para sua correção se continuar em seu curso de pecado, mas ele ainda faz parte da família. Se a falsa doutrina que estamos considerando fosse correta e fosse possível para um crente perder sua salvação, não seria de um Advogado que ele precisaria – seria de um Salvador! Mas a Escritura não diz isso. Quando um filho de Deus falha, a Escritura apresenta a Advocacia de Cristo, não a necessidade de ser salvo de novo. Essa falsa doutrina acaba com a Advocacia de Cristo. Se fosse verdade, nunca haveria tempo para que Ele a exercesse.