10 – Perfeito: uma palavra para aqueles que estão em Cristo

Lembro-me de algum tempo atrás ter visto um adesivo no carro a minha frente que dizia: “os cristãos não são perfeitos, são apenas perdoados!”.

Sob um determinado ponto de vista, essa é uma visão até certo ponto verdadeira. Mas há outro aspecto que precisa ser levado em consideração ao meditar sobre essa afirmação.
É verdade que ainda, como crentes, pecamos. “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”, 1 João 1:8.
Mas, em relação a nossa posição e situação diante de Deus, somos perfeitos. Perfeitos, porque somos vistos por Deus Pai, em toda a perfeição do Senhor Jesus Cristo, Seu Filho amado. Nós estamos “Nele”. Na Epístola aos Efésios lemos dez vezes a expressão “em Cristo”.

Considere este versículo: “… para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus”, 2 Coríntios 5:21.
Sim, isso é verdade para todo cristão. Sejam eles salvos há muitos anos ou há apenas alguns minutos. Deus vê todo crente “em Cristo” e nada pode mudar esse fato maravilhoso. Somos para sempre e inequivocamente “aceitos no Amado”, Efésios 1:6. Não por nosso próprio mérito ou mesmo nosso estado de alma, mas porque o Senhor Jesus glorificou e satisfez a justa demanda de Deus em relação à questão do pecado. E através de Sua graça, como resultado da obra na cruz, somos levados a esta maravilhosa situação e elevada posição.
Louvado seja o Seu nome glorioso!

Que dia de bem-aventurança e alegria será quando todos nós finalmente, física e moralmente como Ele, estivermos na casa do Pai. “Ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”, 1 João 3:2.

É em Cristo que estamos
Aceitos no Filho de Deus;
Somos uma faixa sagrada
Por graça a obra está consumada.

Sua justiça é agora nossa,
Sua morte e sangue, para o pecado expiar,
Sem medo – perfeitos Nele,
Nada pode esta verdade preciosa apagar!

Série Edificação, exortação e conforto – 21 artigos de ministério prático baseado na Palavra de Deus escritos por Jim Hyland