
“E, indo (Saulo de Tarso) no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:3-4).
“… este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.” (Atos 9:15).
A conversão de Saulo de Tarso (posteriormente o apóstolo Paulo) é um dos eventos mais notáveis de toda a Bíblia. Trata-se de um jovem que odiava o nome do Senhor Jesus e que era o líder entre os judeus na tentativa de erradicar o cristianismo. Ele já estava presente quando Estêvão foi apedrejado (Atos 7) e, algum tempo depois, estava a caminho da cidade de Damasco para prender e encarcerar mais crentes no Senhor Jesus.
No entanto, o Senhor estava de olho naquele jovem. Como Saulo estivera entre os que mataram Estêvão, um dos mais firmes e exemplares crentes no Senhor Jesus, o Senhor parecia dizer: “Está bem; então você, Saulo, virá e tomará o lugar dele, e farei de você um servo ainda maior do que Estêvão”. Foi exatamente isso que aconteceu, pois o apóstolo Paulo se tornou aquele a quem o Senhor transmitiu a verdade especial da assembleia, vinda de um Cristo ressuscitado no céu.
Você consegue imaginar como deve ter sido para Saulo viajar, provavelmente a cavalo, e então ser atingido por uma luz tão brilhante que caiu por terra? Muitos anos depois, ao contar sua história, Paulo diz que a luz era “mais brilhante que o sol” (Atos 26:13 TB). Como resultado dessa experiência, ele ficou cego por três dias e não comeu nem bebeu. Mas ele foi verdadeiramente salvo e começou imediatamente a pregar a maravilhosa verdade de que Jesus é o Filho de Deus. Paulo tornou-se um verdadeiro servo do Senhor e passou a pregar tanto o evangelho quanto a verdade da assembleia.
Você e eu não tivemos o tipo de experiência que Saulo de Tarso teve quando foi salvo. O Senhor o salvou de uma maneira especial, pois, embora ele nunca tenha visto o Senhor Jesus enquanto esteve na terra, ele O viu no céu naquele dia em que o Senhor o feriu na estrada para Damasco. Ver o Senhor Jesus no céu fez uma grande diferença no ministério do apóstolo Paulo, pois ele sempre pensou no Senhor Jesus como ressuscitado e no céu. Mas você e eu também temos corações pecaminosos, e precisamos reconhecer que nossos corações, antes de sermos salvos, não eram melhores que os de Saulo. Nós também precisamos de um novo coração, assim como ele. Podemos não ser chamados para fazer o que Paulo fez ao servir ao Senhor, mas todos nós temos algo que o Senhor nos deu para fazer.
Bill Prost
