Tentado

“E Jesus… quarenta dias foi tentado pelo diabo… E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo” (Lucas 4:1-2,13)

Antes de iniciar o Seu ministério terreno, o Senhor Jesus foi tentado por Satanás de três maneiras diferentes. Satanás estava tentando levar o Senhor Jesus a pecar, usando o mesmo tipo de tentações que ele usa contra nós. Alguns diriam que isso aconteceu para ver se o Senhor Jesus pecaria, mas é mais correto dizer que foi para provar que Ele não podia pecar. Se o Senhor Jesus tivesse uma natureza pecaminosa e caída (como nós temos), poderia ter cedido a essas tentações. Mas o nosso Senhor simplesmente citou as Escrituras, e Satanás foi derrotado. As tentações provaram quem Ele era — o Filho de Deus.

Há alguns queridos crentes que dizem que o Senhor Jesus era capaz de pecar, mas que não pecou. Isso é algo blasfemo de se afirmar, pois, se Ele pudesse pecar, então teria uma natureza pecaminosa. Nesse caso, não poderia ter morrido por nós, e não teríamos um Salvador. Mas, bendito seja o Seu nome: “O qual não cometeu pecado” (1 Pedro 2:22), “Nele não há pecado” (1 João 3:5), e “Àquele que não conheceu pecado, [Deus] o fez pecado por nós” (2 Coríntios 5:21). De todas as formas, a Palavra de Deus defende a Pessoa do Senhor Jesus.

Bill Prost