“E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.” (Atos 23:11).
“Mas agora [Eu Paulo] vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. … Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus” (Atos 27:22, 25).
Esses versículos estão relacionados à jornada do apóstolo Paulo para Roma. Quando o Senhor falou com ele em nosso primeiro versículo, Paulo havia sido levado prisioneiro em Jerusalém, e passaria dois anos na prisão em Cesareia antes de ser enviado para Roma. Mas Paulo sabia que ele iria para Roma, e que ele chegaria lá em segurança, pois o Senhor havia dito isso a ele. O próprio Senhor disse a Paulo para “ter bom ânimo”, e depois disso, Paulo pôde suportar a dificuldade de ser mantido na prisão por dois anos, e então ser levado como prisioneiro para Roma.
Quando ele foi finalmente enviado para Roma, ele foi colocado em um navio, depois colocado em um navio de Alexandria. Alexandria era um porto no Egito na foz do Rio Nilo, e o navio provavelmente era um navio de grãos, já que grande parte dos grãos do Império Romano era cultivada no Egito. Esses navios eram grandes e podiam transportar até 2.500 toneladas de grãos. O navio em que Paulo navegou também transportava 276 pessoas, além de grãos. Era um navio grande para aqueles dias. Mas o Senhor permitiu que este navio fosse quebrado em uma tempestade, e Paulo e os outros naufragaram na ilha de Melita, agora conhecida como Malta.
O que é importante notar é que, como Paulo tinha sido instruído pelo Senhor a “ter bom ânimo”, e tinha sido informado de como a jornada terminaria, mais tarde ele também pôde dizer aos homens no navio para “ter bom ânimo”, mesmo quando estavam no meio de uma tempestade séria, e os outros tinham perdido a esperança de serem salvos. Como resultado, os outros eventualmente ficaram “todos de bom ânimo” e comeram um pouco, junto com Paulo.
O mundo hoje está em um estado sério, e muitos estão com muito medo do que pode acontecer. Mas você e eu sabemos onde nossa jornada terminará, e não podemos apenas ter bom ânimo, mas podemos encorajar outros também. Podemos dizer a eles como podem ser salvos, e como eles também podem “ter bom ânimo”. O futuro é sempre brilhante para o crente, pois ele sabe onde a jornada terminará.
Bill Prost