“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.” (Provérbios 3:27-28).
Quando eu era menino, fazia o que chamavam de “rota de jornais” e entregava o jornal diário em várias casas. Todos os sábados eu recolhia o dinheiro que as pessoas me deviam por trazer o jornal. Às vezes, as pessoas estavam ocupadas do lado de fora, ou talvez assistindo a um jogo de futebol na televisão, e diziam: “Pago na semana que vem”. Não gostava disso, pois mais tarde naquele dia um representante da empresa jornalística vinha à nossa casa e eu tinha de pagar-lhe pelos jornais. O que sobrava era o meu salário e, se muitas pessoas não me pagavam, eu não ganhava muito naquela semana.
Como nosso versículo nos diz, é bom cuidar de nossas obrigações em vez de ser egoísta e esquecer que a outra pessoa pode realmente precisar do que devemos dar a ela. Meus clientes de jornal não eram pobres; eles podiam muito bem me pagar pelo jornal (naquela época custava apenas 30 centavos por semana!). Às vezes, eles simplesmente não se importavam. Não ajamos assim, como cristãos.
Bill Prost