Orai sem cessar

“Orai sem cessar. Em tudo dai graças” (1 Tessalonicenses 5:17-18).

Ontem vimos que não devemos usar vãs repetições na oração, como fazem os pagãos, mas hoje, em nosso versículo, diz-se que devemos “orar sem cessar”. Isso pode parecer contradizer o que o Senhor Jesus disse no Evangelho de Mateus. Mas a Palavra de Deus diz uma coisa em um lugar e o oposto em outro? Não, claro que não, pois Deus não se contradiz. O que o versículo de hoje significa então?

Quando usamos “vãs repetições”, significa dizer as mesmas palavras repetidamente, talvez sem muito sentimento em nossos corações. Torna-se apenas um conjunto de palavras que dizemos, como um cântico que às vezes é ouvido quando uma multidão se reúne e faz uma manifestação na rua.

Por outro lado, quando oramos sem cessar, nos apresentamos ao Senhor dia após dia, em oração fervorosa, talvez pedindo a mesma coisa que pedimos no dia anterior. Ou pode ser que outras coisas estejam em nossos corações no dia seguinte, mas ainda assim continuamos orando. Mas em cada caso, há um exercício real em nossos corações e uma busca por conhecer a mente do Senhor, para que oremos com inteligência. Então, podemos muito bem “orar sem cessar”, mas não seremos culpados de usar repetições vãs.

Bill Prost