O Espírito da verdade

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.” (João 14:16-17 ARA).

Já mencionamos diversas vezes o Espírito Santo e como Ele habita em cada verdadeiro crente. Gostaria de explicar isso um pouco mais. Quando o Senhor Jesus esteve aqui na Terra, Ele cuidou de todas as necessidades dos Seus discípulos e mostrou-lhes para onde ir e o que fazer. Mas, depois de Sua obra na cruz, Ele retornaria ao céu. Seus discípulos ficaram muito tristes ao ouvir isso, mas o Senhor Jesus ressaltou que, quando voltasse ao céu, enviaria “outro Consolador”, que permaneceria com eles para sempre. Ele se referia ao Espírito Santo, e aqui Ele é chamado de Espírito de verdade.

Em nosso segundo versículo, o Senhor Jesus diz que “Ele (o Espírito Santo) habita convosco”. Isso significa que Ele estava no Senhor Jesus, pois todas as Suas atividades eram realizadas no poder do Espírito de Deus. Os discípulos tinham visto o poder do Espírito Santo em tudo o que o Senhor Jesus fez aqui neste mundo. Então o Senhor Jesus disse: “[Ele] estará em vós”. Isso significa que, quando o Espírito Santo descesse, Ele viveria em cada verdadeiro crente e seria seu Guia e Consolador, em vez do Senhor Jesus.

O Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes, depois que o Senhor Jesus ascendeu de volta ao céu; você pode ler sobre isso em Atos 2:1-11. Naquele momento, o Espírito Santo desceu sobre cada crente naquele lugar, e a partir daquele momento eles passaram a ser habitados pelo Espírito Santo. Agora, depois que cada novo crente aceita o Senhor Jesus como Salvador, ele também passa a ser habitado pelo Espírito Santo. Um verdadeiro cristão é aquele que aceitou o Senhor Jesus como Salvador e que então passou a ser habitado pelo Espírito Santo.

Ele jamais nos deixará, pois o Senhor Jesus disse: “a fim de que esteja para sempre convosco”. Ele está sempre conosco, e quando o Senhor Jesus voltar para nos levar para casa, para estarmos com Ele, o Espírito Santo também deixará este mundo. Ele partirá conosco quando o Senhor vier nos buscar, e estará conosco por toda a eternidade! Que coisa maravilhosa é ter uma Pessoa real da Divindade — alguém da Trindade — vivendo em nós! Quão cuidadosos devemos ser em nosso comportamento, tendo em vista este “Hóspede divino” que está em nós.

Bill Prost