
“… Eu [Jesus] sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6).
“… caso [Saulo de Tarso] achasse alguns que fossem do Caminho… os conduzisse presos a Jerusalém.” (Atos 9:2 TB).
“Porém Félix, que sabia muito bem as coisas acerca do Caminho, adiou a causa…” (Atos 24:22).
Nos primeiros anos do cristianismo, os crentes no Senhor Jesus não se identificavam, a princípio, pelo nome “cristão”. Na verdade, foram pessoas mundanas que primeiro usaram essa expressão, pois a Palavra de Deus nos diz que “em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26). Pessoas que não eram salvas queriam algum tipo de nome para identificar os crentes, então os chamavam de “cristãos”, porque seguiam o Senhor Jesus Cristo.
No início, as pessoas simplesmente se referiam àqueles que acreditavam no Senhor Jesus como aqueles que eram seguidores “do caminho” e se referiam à verdade em que acreditavam como “o caminho”. Com o passar do tempo, o nome cristão se tornou mais comum, e a expressão “o caminho” foi substituída por cristianismo.
No entanto, o termo “do caminho” não é ruim, pois, como vemos em nosso primeiro versículo de hoje, o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele era o caminho, e o único caminho, para se aproximar de Deus, e o único caminho para ser salvo. Quando Saulo de Tarso (que se tornou o apóstolo Paulo mais tarde, após ser salvo) estava saindo para tentar prender cristãos na cidade de Damasco, ele se referiu a eles como sendo “do Caminho”. Mesmo mais tarde na vida do apóstolo Paulo, quando ele já pregava há muitos anos, o governador romano Félix ainda se referia ao que Paulo acreditava como “do Caminho”. Embora eles pudessem não ter um nome específico para aqueles que creram, a verdade do evangelho havia se espalhado rapidamente, e o governo romano sabia de tudo a respeito. O pobre Félix ouviu o apóstolo Paulo muitas vezes, mas não temos registro de que ele tenha aceitado a Cristo como seu Salvador. Parece que ele estava mais interessado em obter dinheiro de Paulo do que em ouvir como poderia obter riquezas eternas.
Agora, todos sabem o que significa o nome “cristão” e o que significa “cristianismo”. No entanto, o nome não é o que importa; o importante é a verdade do cristianismo, e conhecer Aquele que é “o caminho, a verdade e a vida”.
Bill Prost
