
“… os midianitas e os amalequitas… contra ele subiam… e destruíam os frutos da terra… e não deixavam mantimento (alimento) em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.” (Juízes 6:3-4).
“… Gideão… estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.” (Juízes 6:11).
Os midianitas são mencionados diversas vezes no Antigo Testamento. Na verdade, eles eram parentes dos filhos de Israel, pois eram filhos de Midiã, filho de Abraão com sua segunda esposa, Quetura. No entanto, acabaram se tornando verdadeiros inimigos de Israel e, no tempo de Gideão, governaram os filhos de Israel por sete anos. Eles não apenas tomaram toda a boa comida que os israelitas cultivavam em suas terras, mas também os animais, de modo que não sobrou nada para o povo comer. Os amalequitas também estavam envolvidos em tudo isso, e parece que os midianitas e os amalequitas trabalharam juntos para causar o máximo de problemas possível para Israel. O Senhor permitiu que fizessem isso porque os filhos de Israel “fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR”.
No entanto, lemos que um jovem chamado Gideão possuía trigo e o estava malhando num lagar, para escondê-lo dos midianitas. Um lagar é um recipiente muito grande onde as uvas são prensadas para produzir suco, que depois é transformado em vinho. Era grande o suficiente para se esconder atrás dele. Mas de onde Gideão tirou o trigo, se os midianitas estavam levando tudo? Não tenho certeza, mas ele teria comida apesar dos midianitas, e o Senhor permitiu que ele conseguisse um pouco. Ele estava malhando o trigo para se livrar da palha e, provavelmente, iria moê-lo em farinha e usá-la para fazer pão.
O trigo aqui é uma figura do Senhor Jesus, e se realmente quisermos alimento espiritual para nossas almas, podemos obtê-lo. Às vezes, como jovens, podemos sentir que não obtemos muito alimento indo às reuniões ou lendo a Palavra de Deus, mas se realmente quisermos conhecer mais sobre o Senhor Jesus, o Senhor tornará isso possível. Os midianitas e os amalequitas são como o mundo e, como nossa velha natureza pecaminosa, eles se combinam para tentar nos roubar o alimento espiritual. É preciso energia espiritual para superar tudo isso, mas sejamos como Gideão, que teve energia suficiente para pegar um pouco de trigo e prepará-lo para ter seu próprio alimento. Ele estava recebendo alimento natural, mas, como eu disse, para nós é uma figura do alimento espiritual, do qual todo cristão precisa.
Bill Prost
