Diário do Jovem Cristão para a Sexta-Feira

Por favor, o que significa a declaração: “Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação” (2 Pedro 1:20)?

Este versículo está nos alertando para não tirarmos as Escrituras do contexto, ou isolá-las do resto da Palavra de Deus, e então construir uma doutrina sobre ela que não corresponda ao resto da Bíblia. Em outras palavras, não temos direito para nossa visão ou interpretação particular do que Deus está dizendo. Um versículo deve se encaixar com toda a Escritura.

E lembre-se que não há contradições neste livro vivo. A maioria das falsas doutrinas que já foram e são propagadas é o resultado de pegar um versículo ou uma passagem e aplicá-lo de maneira errada para tentar sustentar ou adequar algum falso ensino ou modo de ver as coisas.

Isso nunca é justificado. A Bíblia é como um quebra-cabeça. Cada peça deve se encaixar perfeitamente com todas as outras peças, e uma peça perdida ou forçada para o lugar errado estraga toda a imagem. É por isso que foi dito a Timóteo: “Conserva o modelo (mantenha o padrão) das sãs palavras” (2 Timóteo 1:13). Isso é realmente ter um esquema da verdade. Como a borda do quebra-cabeça, quando completo, nos ajuda a preencher as outras peças no lugar certo.