Diário do Cristão para o Domingo

Uma Só Oferta

“E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus” (Hebreus 10:11,12).

No Antigo Testamento, nunca houve um lugar para o sacerdote se assentar, seja no tabernáculo no deserto ou no templo de Jerusalém. Isto era para indicar que a obra dele nunca estava feita. Era uma rodada interminável de sacrifícios diários e anuais. Os israelitas entendiam que, quando traziam um sacrifício, era apenas para a expiação daquele pecado em particular, e então eles tinham que trazer outro, e outro, e outro.

Mas, felizmente, a obra da expiação foi finalizada e completada na morte de Cristo no Calvário. “Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hebreus 10:14). Deus nunca exigirá outro sacrifício pelo pecado. O fato de que Ele “manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus” (Efésios 1:20), é uma prova de que Deus ficou satisfeito com a obra de Seu Filho, que “aniquilou o pecado pelo sacrifício de si mesmo” (Hebreus 9:26).

Jim Hyland