Diário do Cristão para a Terça-Feira

Um Breve Esboço dos Quatro Evangelhos — Parte 1

“Tenha um esboço das sãs palavras” (2 Timóteo 1:13, JND).

Mateus apresenta Cristo como o Rei dos judeus, o Messias de Israel: “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” (Mateus 2:1,2)

Esse Evangelho foi escrito por um dos doze que acompanharam o Senhor durante Seu ministério público. Mateus é também conhecido como Levi (Lucas 5:27), e esse é o Evangelho que possui o caráter mais judaico, com mais citações do Antigo Testamento (cerca de 80) do que qualquer outro dos quatro Evangelhos. O termo “reino dos céus” aparece trinta e duas vezes. É o único Evangelho em que essa expressão é usada.

A genealogia apresentada em seu início vai desde Abraão até José, marido de Maria. Essa é Sua genealogia oficial de acordo com o reconhecimento judaico. Mateus traça Sua descendência desde Abraão, o depositário da promessa, e Davi, o depositário da realeza. É o único Evangelho que introduz o assunto da igreja (Mateus 16:18 e 18:17). É também o Evangelho que possui o caráter mais dispensacional de todos.

Jim Hyland