Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: Você poderia explicar o que é uma parábola, e também por que o Senhor falava em parábolas?

Resposta: A palavra “parábola” vem do grego Parabole, que é derivada de Parabollo, que significa “colocar ao lado”, “colocar uma coisa ao lado de outra”, como fazer uma comparação, uma “alegoria” ou “analogia”. Uma parábola não era uma fábula ou conto de fadas, mas uma história que ilustrava um princípio moral ou verdade referente aos caminhos de Deus.

Quando o Senhor falava em parábolas, uma curta narrativa era contada, que tinha um significado escondido em seus vários detalhes. Quando sua interpretação era compreendida, ela ficaria mais fixa na mente do que se apenas as verdades contidas na interpretação tivessem sido dadas.

Os discípulos perguntaram ao Senhor por que Ele falava ao povo por meio de parábolas. Ele respondeu: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado” (Mateus 13:11), embora algumas de suas parábolas fossem tão claras que os principais dos sacerdotes e fariseus percebiam que Ele estava se referindo a eles. “E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles” (Mateus 21:45).

Gostaríamos muito de ouvir de você.

Envie seus comentários e perguntas para jhyland1959@gmail.com