Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Respostas

“Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele” (Provérbios 26:4).

“Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos” (Provérbios 26:5).

Para o leitor casual, essas duas afirmações a princípio parecem se contradizer. No entanto, isso é impossível, pois não há contradições na Bíblia e nenhum versículo das Escrituras negam a verdade ou princípio de outro.

A lição que aprendemos dessas duas afirmações que aparecem consecutivamente na Palavra de Deus é: Às vezes precisamos dar uma resposta e às vezes precisamos apenas segurar nossa língua.

Se reconhecermos que uma pergunta é feita apenas para provocar discussão, então talvez seja melhor não responder. “Mas não entres em questões loucas (tolas)… porque são coisas inúteis e vãs” (Tito 3:9). No entanto, às vezes é necessária uma resposta para que a pessoa não fique sem contestação, e, como resultado, se glorie em sua própria autoconfiança e presunção. Vemos na vida do Senhor que Ele às vezes respondia àqueles que vinham com perguntas rasas e iletradas, e às vezes não respondia. Somente Ele pode nos dar sabedoria para saber quando falar e quando não falar.

Jim Hyland