Diário do Cristão para a Quarta-Feira

Palavras Fiéis — Parte 2

O Benefício Eterno de uma Vida Piedosa

“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação” (1 Timóteo 4:8,9).

Para enfatizar a importância do exercício espiritual no sentido de viver uma vida piedosa (uma vida vivida para Deus), o apóstolo o contrasta ao “exercício corporal”. A alusão vem provavelmente dos jogos públicos (por exemplo: as olimpíadas) aos quais o povo era familiar naquela época. Ele faz mais referências a tais eventos quando diz: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1 Coríntios 9:25-27).

Então aqui ele diz que esse exercício corporal é apenas proveitoso para algumas coisas mínimas; mas o exercício espiritual de piedade é proveitoso para todas as coisas, fazendo-nos ricos em bênçãos nesta vida, assim como na que está por vir.

Jim Hyland