Conforto das Escrituras para a Sexta-Feira

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” [1]

Há aqueles que limitam o “todo aquele” de João 3:16 e nos dizem que isso diz respeito apenas aos eleitos. Eles dizem que Cristo não morreu por todos, mas apenas por um povo escolhido. Que ensino estranho e desonroso para Cristo, pois a Palavra de Deus nos diz que “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” [2], e que “vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos” [3]. Além disso, “Jesus Cristo homem… deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” [4]. Se Cristo não morreu por todos, então devemos concluir também que todos os homens não se tornaram pecadores pelo pecado de Adão. “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” [5]. Graças a Deus que, sem exceção, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” [6]. “E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida” [7].

Cristo morreu por todos os homens em todos os lugares;
Todo aquele que for a Ele;
Seu sangue irá limpá-lo de seus pecados,
E Sua graça o levará ao lar.

[1] João 3:16; [2] 1 João 2:2; [3] Hebreus 2:9; [4] 1 Timóteo 2:5-6; [5] Romanos 5:18; [6] Romanos 10:13; [7] Apocalipse 22:17