Levítico 23:15-22

 (para maior proveito, ore, leia na Bíblia os versículos indicados e medite nos comentários) 

 

Após a festa das semanas (Deuteronômio 16:10), eles deviam contar 7 semanas ou 49 dias a partir do Sabath. Então acrescentar um dia totalizando 50 dias. Portanto, Domingo.

Cinquenta dias separam a festa de primícias da festa das semanas ou Pentecostes. Ambas aconteciam no dia depois do sábado, isto é, no primeiro dia da semana.  

O dia da igreja é o primeiro dia da semana – Domingo – o dia do Senhor.  Sabemos que após a Sua ressurreição, antes de subir ao céu, o Senhor apareceu várias vezes aos seus discípulos para confortá-los, incentivá-los e enviá-los para anunciar o Evangelho. Então, Atos 2 nos mostra como o Espírito Santo desceu do céu, cinquenta dias após a cruz do Calvário (o Senhor Jesus esteve morto durante todo o sábado) o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste – Domingo (Atos 2:1). 

Os dois pães mencionados no versículo 17 é uma bela figura da igreja. Dois pães – cristãos judeus e gentios (Efésios 2:12-18). “Dois ou três congregados em Meu nome” (Mateus 18:20). Mas aqueles que formam parte dela ainda estão na terra; é por isso que o fermento, um tipo de pecado, estava presente nos pães (1 João 1:7-9). Pães fermentados – nós crentes ainda temos a velha natureza em nós. 

 

Estas são as “primícias” da obra da cruz apresentada a Deus pelo Sacerdote. E Jesus, ao falar de si mesmo como o “grão de trigo”, que deve cair na terra e morrer, poderia acrescentar: “se morrer, dá muito fruto” (João 12:24). O molho das primícias (molho: feixe pequeno, conjunto de coisas semelhantes unidas ou atadas) era a promessa de uma colheita rica (versículo 22). Cristo, o homem ressuscitado, não ficará só na glória. Ele voltará com alegria, trazendo os seus molhos (Salmo 126:6 – Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos). 

 

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor nos séculos XIX e XX.