Indo por terra

“Nós, porém, subindo ao navio, navegamos até Assós, onde devíamos receber a Paulo, porque assim o ordenara, indo ele [caminhando] por terra.” (Atos 20:13).

O versículo de hoje tem um detalhe interessante registrado nas Escrituras que nos diz algo sobre Paulo — outro exemplo do que estávamos falando ontem.

É uma boa ideia conseguir um atlas bíblico e mantê-lo à mão durante a leitura. Depois, você pode pesquisar lugares como Assôs e Trôade. Se você ler a história que antecede nosso versículo, se lembrará de que foi nessa ocasião que Paulo pregou a noite toda em Trôade e um jovem chamado Êutico adormeceu e caiu da janela. Diz que Paulo continuou pregando até o amanhecer.

Em seguida, ele e os discípulos que estavam com ele embarcariam em um navio e navegariam para o próximo lugar. Mas… somos informados de que Paulo decidiu caminhar até a próxima cidade e os outros navegariam até lá e o buscariam. Então, Paulo adorava caminhar e andar longas distâncias! E talvez também gostasse de um tempo sozinho para “recarregar as energias” antes de voltar a pregar! É aqui que seu atlas bíblico seria útil, pois você descobriria que se tratava de uma caminhada de 20 milhas (ou cerca de 32 quilômetros). A caminhada teria sido feita usando sandálias e provavelmente por caminhos acidentados.

Também é bom ter um dicionário bíblico, pois a Bíblia frequentemente se refere a distâncias e medidas que não usamos nos dias de hoje. No caso dos dois discípulos se afastando de Jerusalém em Lucas 24, somos informados de que eles caminharam sessenta estádios. O que é um estádio? Tente descobrir.

Em Atos 27:28, encontramos os marinheiros medindo e encontrando a profundidade do oceano em vinte braças, e depois em quinze braças. O que é uma braça? E então lemos sobre siclos e côvados. O Senhor colocou todos esses detalhes em Sua Palavra para nós, e você encontrará algumas coisas interessantes se pesquisar sobre elas.

Bill Prost