“… como bom soldado de Jesus Cristo… a fim de agradar Àquele que o alistou para a guerra.” (2 Timóteo 2:3-4).
Nós falamos um pouco sobre as várias partes da armadura que precisamos usar como cristãos. Todas são muito importantes. Mas e quanto ao caráter e comprometimento do soldado que está vestindo essa armadura e segurando essa espada?
Primeiro de tudo, o versículo de hoje nos diz que o Senhor Jesus Cristo “alistou” o soldado. Que honra e privilégio isso é para nós! Então, você é escolhido e equipado com as ferramentas. Agora, há o treinamento.
Como jovens, precisamos andar com Deus, antes de podermos lutar por Deus. Isso requer propósito e leitura diária de nossas Bíblias, e falar com nosso “Capitão” em oração. Então, precisamos seguir Suas instruções. Não elaboramos nossos próprios planos de batalha. E essa guerra é contínua, todos os dias de nossas vidas. Isso requer alimento espiritual para nos manter fortes para lutar. E comprometimento. E persistência. Exercício espiritual (não do tipo 100 flexões)!
Com quem estamos lutando? “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12). Um inimigo poderoso e determinado. Como mencionamos frequentemente em outras meditações, Satanás está sempre em modo de ataque, então devemos estar sempre na defensiva.
A batalha? É feroz e somos instruídos a sofrer “as aflições” (2 Timóteo 2:3). Ela não é travada em uma vida de facilidade e diversão. Devemos deixar de lado qualquer coisa que possa atrapalhar nossa capacidade de lutar. Como podemos lutar contra um inimigo se estamos mergulhando em seu estoque de coisas atraentes para nos divertir?
Nosso objetivo? Temos a eternidade diante de nós. Temos a lembrança do que nosso Salvador suportou para nos tornar Seus filhos. Ele é digno de nossa total lealdade! Aqui está uma citação que gostei: “Quando um jovem cristão levanta sua bandeira e deixa seus amigos saberem que ele é por Cristo, metade da batalha acabou.”
É um afazer diário. Quando os filhos de Israel marcharam ao redor daqueles altos muros de Jericó, eles fizeram isso todos os dias durante seis dias. A cada dia, eles eram apenas instruídos a fazer isso novamente. Nenhuma razão dada. Sem saber o resultado. Eles obedeceram às ordens e tudo o que foi ouvido foi a marcha daqueles muitos pares de sandálias. O inimigo olhando do alto dos muros provavelmente zombou daquela multidão abaixo. Mas Deus tinha Seus propósitos, e isso terminou em uma grande vitória para aquelas pessoas obedientes.
Como nossa guerra terminará? “com toda a ousadia… Cristo será engrandecido” (Filipenses 1:20 TB). E então aquele ótimo versículo em 1 Coríntios 15:57 — “graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.”!
Ele é digno do nosso melhor.
Bill Prost