
“… Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.” (Atos 23:1).
Este é o apóstolo Paulo falando ao conselho judaico, e foi uma declaração verdadeira. No entanto, em seus anos mais jovens, quando ele era conhecido como Saulo de Tarso, nós o encontramos perseguindo cristãos, colocando-os na prisão. Como isso pode ser? Ele até ficou de pé quando Estêvão estava sendo apedrejado até a morte, e pensou que era uma boa coisa a fazer (leia Atos 7).
A resposta é que naqueles dias, Saulo (mais tarde Paulo) não sabia o que fazia, e ele pensou que estava fazendo a coisa certa. Sua consciência naquele momento não o incomodou quando ele fez tudo aquilo.
Adão e Eva ganharam uma consciência quando comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, e de repente eles tiveram um senso de certo e errado. Todos desde então tiveram uma consciência. Por que então as pessoas às vezes fazem coisas terríveis, mas acham que estão fazendo algo certo? A resposta é que todos nós temos algum senso de certo e errado, mas nossa consciência pode ser comparada aos nossos olhos. Podemos ter bons olhos, mas se o quarto estiver muito escuro, não podemos ver muito bem. Se um quarto estiver totalmente escuro, não podemos ver nada, mesmo se tivermos bons olhos.
Para funcionar corretamente, nossa consciência precisa de luz — a luz da Palavra de Deus. Lemos no Salmo 119:130 ARC69: “A exposição das tuas palavras dá luz.” Então temos um senso adequado do certo e do errado como Deus o vê, e nossa consciência é muito útil para nós. Mas estive em alguns países onde a maioria das pessoas segue religiões falsas, e essas pessoas frequentemente mentem, roubam, enganam as pessoas, pregam peças nos outros e muitas outras coisas ruins. No entanto, suas consciências não os incomodam, pois sua religião lhes diz que às vezes é certo fazer essas coisas.
Até mesmo os cristãos podem fazer coisas erradas e não ter uma consciência pesada sobre elas, se não conhecerem a Palavra de Deus. Quão importante então é estar familiarizado com a Bíblia e ter uma consciência que nos lembre do certo e do errado.
Bill Prost
