Avaliação de um homem

“… a tua avaliação de um homem, da idade de vinte anos até a idade de sessenta… cinquenta siclos de prata… E, se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação de um homem será vinte siclos… E, se for de um mês até cinco anos… cinco siclos de prata E, se for de sessenta anos e acima… quinze siclos” (Levítico 27:3-7).

Não entraremos em todos os detalhes da passagem em que esses versículos se encontram, mas é muito interessante ver o valor que era atribuído a indivíduos de diferentes idades, segundo a lei. Vemos que crianças menores de cinco anos eram avaliadas em cinco siclos, e aquelas de cinco a vinte anos, em vinte siclos. Essa é provavelmente a faixa etária em que a maioria de vocês se encontra!

Depois, aqueles de vinte a sessenta anos tinham o maior valor — cinquenta siclos. Por fim, aqueles com mais de sessenta anos eram avaliados em quinze siclos.

Talvez seja fácil entender por que aqueles entre 20 e 60 anos eram os mais valorizados, pois são os anos da nossa vida em que temos mais força e conseguimos trabalhar mais. No entanto, isso faz com que alguns de nós, da minha faixa etária, nos sintamos um tanto pequenos, pois aqueles com mais de 60 anos valiam apenas 15 siclos. Eu deixei 60 para trás há muitos anos!

Observem que vocês, jovens, são mais valorizados do que nós, que temos mais de sessenta anos — vocês valem vinte siclos, e em breve, se o Senhor não vier, vocês terão mais de vinte anos e valerão cinquenta siclos. Embora eu tenha certeza de que o Senhor virá em breve, Ele pode nos deixar aqui por mais um tempo. Então vocês terão o privilégio de assumir mais da obra do Senhor e de assumir a responsabilidade de honrá-Lo neste mundo. É claro que confiamos que vocês já estejam fazendo isso, mas chega um momento na vida de todos nós em que precisamos dar um passo à frente e assumir a responsabilidade.

Conheci um homem que começou bem para o Senhor, mas que decidiu, por volta dos 25 anos, viver para este mundo. Ele era bem-sucedido nos negócios e querido na sociedade mundana. Viveu para este mundo por cerca de 40 anos, mas depois adoeceu, e o Senhor usou isso para atraí-lo de volta para Si. Ele realmente queria viver para o Senhor novamente, mas estava velho e doente, e não tinha forças para fazer muita coisa. Por fim, ele foi estar com o Senhor após dois anos. Como ele se sentia mal por desperdiçar a maior parte da sua vida! Você não precisa fazer isso; você pode escolher viver para o Senhor enquanto é jovem.

Bill Prost