“E [Herodes] mandou degolar João no cárcere… E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus” (Mateus 14:10,12).
“E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado” (Marcos 6:30).
Aqui encontramos dois grupos diferentes de pessoas que se aproximaram do Senhor Jesus, provavelmente na mesma época. Eles também trouxeram dois tipos de notícias muito diferentes para Ele. Os apóstolos (ou discípulos) tinham acabado de retornar de uma missão muito bem-sucedida de pregar, curar e expulsar demônios. Sem dúvida, eles ficaram felizes em relatar ao Senhor Jesus o que haviam feito.
Mas os discípulos de João Batista vieram relatar que Herodes acabara de decapitar aquele que eles seguiam. Eles sabiam onde procurar simpatia e conforto! João Batista foi um homem muito fiel e disse ao povo que o Senhor Jesus estava vindo. Mas agora a sua obra estava concluída e Deus permitiu que o ímpio rei Herodes o decapitasse.
O Senhor Jesus compreendeu tanto os Seus próprios discípulos, quando estavam alegres, como os discípulos de João, quando estavam tristes. Ele também nos compreende, quer quando vamos a Ele quando estamos felizes, quer quando estamos tristes. Ele pode apreciar a nossa felicidade ou nos confortar em qualquer tristeza da nossa vida.
Bill Prost