
“… João, na verdade, não fez milagre algum; mas tudo quanto ele disse deste Homem, era verdade.” (João 10:41 TB).
Vimos ontem que João Batista recebeu uma grande honra do Senhor Jesus, porque ele estava disposto a estar onde o Senhor queria que ele estivesse e fez o que o Senhor lhe ordenou fazer. No entanto, como mencionei no final da meditação de ontem, havia outra razão importante pela qual o Senhor Jesus elogiou João tão grandemente.
Em nosso versículo de hoje, o povo comentou que João Batista não havia realizado nenhum milagre. Deus poderia ter dado a João Batista o poder de realizar milagres, mas deixou isso para o Senhor Jesus. Como Messias, era Sua função realizar esses milagres, provar quem Ele era. Mas o povo também comentou que tudo o que João havia dito sobre o Senhor Jesus era verdade. A princípio, isso pode parecer algo muito simples para nós, mas há um significado profundo nessas palavras.
João Batista nunca falava de si mesmo, nem se gabava de quem era e da obra que realizava. Quando o povo lhe perguntava quem ele era, ele respondia: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor” (João 1:23). Mas João sempre falava muito sobre o Senhor Jesus e quem Ele era. Ele dizia ao povo para se prepararem para Ele, como o legítimo Rei de Israel. Ele podia dizer em João 3:30: “É necessário que Ele [o Senhor Jesus] cresça e que eu diminua”. Foi também por essa razão que o Senhor elogiou João Batista.
É bastante triste que algumas pessoas que desejam servir ao Senhor queiram receber crédito por isso e um lugar de honra. Tenho alguns amigos cristãos que, sempre que converso com eles, em cinco minutos querem me dizer o quanto estão fazendo pelo Senhor. No entanto, você e eu sabemos que o único digno de ser honrado é o Senhor Jesus. João Batista entendia isso e sempre falava do Senhor Jesus, não de si mesmo. As pessoas reconheceram isso, e isso levou muitos a crer no Senhor Jesus. É assim que deve ser em nossas vidas.
Bill Prost
